Seminário internacional debate o uso racional da água

Durante todo o dia, representantes de Israel, dos Estados Unidos e da Austrália apresentarão experiências de seus países na gestão de recursos hídricos destinados ao consumo humano e ao uso na agricultura. Algumas dessas experiências poderão ser implantadas em regiões brasileiras, já que deram bons resultados em regiões desérticas daqueles países.

Reserva técnica do sistema cantareira

Estão previstos painéis sobre Uso Sustentável e Racional da Água na Propriedade Rural, Tecnologias de Irrigação, Governança da Água: Experiências Internacionais em Debate e Desafios à Gestão da Água na Agricultura – Uma Visão Política.

Paralelamente ao seminário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fará um dia de campo para mostrar aos agricultores e técnicos em extensão rural medidas para conter gastos excessivos dos recursos hídricos e como aplicá-los de forma econômica na produção de cereais, frutas e hortaliças.

A Embrapa iniciará curso de dois dias sobre manejo de água da chuva para técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará e da organização não governamental Flor do Piqui, que atuam na região do Cariri, no sul do estado. Vai mostrar como estocar e racionalizar a água para consumo humano, animal e para irrigação.