Dilma reforça importância do diálogo em reunião com líderes da Câmara

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu com as lideranças da base aliada do governo na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (17), no Palácio do Planalto. No encontro, Dilma reafirmou o seu compromisso em fortalecer o diálogo com diversos setores da sociedade, o que inclui uma relação de maior proximidade com o Congresso, com os movimentos sociais, com o empresariado e a sociedade civil.

José Guimarães (PT-CE) líder do governo na Câmara - Agência Brasil

A reunião contou com a participação de 11 deputados, vice-presidente Michel Temer e ministros. Dilma debateu a necessidade de as lideranças se concentrarem no esforço de pensar em pautas que objetivem retomar o crescimento econômico e evitar as chamadas "pautas-bomba", que causam impactos financeiros à União.

Representando a bancada do PCdoB, o deputado Orlando Silva (SP) destacou: "A reunião com líderes mostrou que a presidenta Dilma está atuante no sentido de produzir a estabilidade política e confiante na retomada do crescimento econômico, a partir de uma agenda nacional construída em diálogo com o Congresso Nacional e com a sociedade".

Segundo Orlando Silva, a presidenta Dilma reafirmou sua confiança na coordenação política do vice-presidente Michel Temer, e indicou a necessidade da coesão da base do governo.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ressaltou que o governo defende a construção de uma agenda política para o Brasil. “Nessa reunião nem discutimos esse ou aquele projeto especificamente. Nós discutimos o país. Nesse novo momento abre-se um novo ciclo, coroado pelo diálogo […]O que queremos é a construção de uma agenda política na Câmara, a exemplo do que se fez no Senado. E transformemos essa agenda numa agenda do Brasil. E nós precisamos ganhar a Câmara dos Deputados também, para seguir neste mesmo movimento que é o que querem os empresários e os trabalhadores”, enfatizou o parlamentar.

Guimarães ressaltou ainda que, com a iniciativa, o governo quer promover o controle da inflação e a retomada do crescimento e da geração de empregos no Brasil. E acrescentou que a instabilidade política e econômica não interessa a ninguém no país.

“Nós fomos chamados para discutir o Brasil real, que é o Brasil do crescimento. O ajuste é página virada. Agora é pensarmos no crescimento. Retomar o controle da inflação… Esse é o desejo de todos nós. […] O Brasil quer essa nova agenda. Ninguém quer instabilidade. A instabilidade ela afeta a economia, corrói as bases da governabilidade. É para isso que estamos trabalhando fortemente”, afirmou.

Para Sílvio Costa (PSC-PE), a reunião indica que os deputados precisam melhorar a "sinergia com o ajuste fiscal" para que a Câmara tenha um "choque de responsabilidade pública".

“Ela [Dilma] mostrou claramente com dados, com números, que efetivamente é preciso que alguns partidos, alguns vice-líderes mudem a leitura que eles têm sobre o país”, salientou o deputado.


 
Essa é a primeira vez que um presidente da República se reúne com todos os vice-líderes da Câmara desde a redemocratização.