Histórico na Educação: Evaldo Lima recebe homenagem na AL

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na última segunda-feira (17/08), sessão solene em homenagem do Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto. Entre os homenageados esteve o vereador Evaldo Lima (PCdoB), por seu histórico como educador e pelo papel importante nas pautas relativas à Educação na Câmara Municipal de Fortaleza. Durante seu primeiro mandato como parlamentar, Evaldo já soma uma série de projetos e relatorias que buscam melhores condições de ensino na cidade de Fortaleza.

O requerimento partiu da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) e foi subscrita pelo seu colega de bancada comunista na Assembleia, o deputado Carlos Felipe, que indicou o nome de Evaldo Lima para a homenagem. O parlamentar recebeu placa em reconhecimento pela sua atuação das mãos dos próprios autores da iniciativa. Em sua fala, Evaldo saudou a presença dos estudantes das redes estadual e municipal de ensino e de representantes da Casa do Estudante, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que também foram homenageadas no evento.

"É uma alegria compartilhar deste momento com pessoas que têm um papel tão importante para a democracia e para a sociedade brasileira. Como diz o nosso hino da independência, 'verás que um filho teu não foge a luta'. Nós não fugimos. Saúdo a todos os estudantes que fortalecem essa democracia", afirmou Evaldo Lima. Na Casa Legislativa estadual, o vereador lembrou a trajetória da atual governadora em exercício, Izolda Cela, que foi titular da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. "Neste momento, quem está no governo do Estado do Ceará é uma mulher. E uma mulher que construiu toda uma história, que nos inspira e dignifica, pela educação do nosso estado. Fica o nosso abraço para Izolda Cela".

Luta pela Educação

Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará, Evaldo Lima lecionou por mais de 25 anos em Fortaleza. O professor levou para a vida política a defesa do magistério e dos estudantes através de projetos e relatorias. De 2013 a 2015, Evaldo foi presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal. É de sua autoria o projeto de lei que destina os recursos dos royalties do pré-sal de Fortaleza para Educação. De projeto do parlamentar se originaram Centros de Educação Infantil e Escolas em Tempo Integral em diversos bairros da cidade.

Como líder do governo na CMFor, Evaldo Lima foi relator da lei de concurso público para professores em Fortaleza (2015). No início deste ano, o vereador do PCdoB também relatou a mensagem que concedeu aumento salarial aos professores da rede municipal em 13,01% – correspondente ao dobro da inflação.

Também foi ideia de Evaldo Lima a criação do Programa Academia Enem em Fortaleza, voltado à preparação de estudantes da rede pública ou privada de ensino, assim como pessoas que já concluíram o ensino médio, para o Exame Nacional do Ensino Médio. Hoje na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara, o vereador tem trabalhado cada vez mais para que Fortaleza se torne uma cidade melhor para os estudantes, com ensino de qualidade.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)