PCdoB-Salvador repudia censura à propaganda partidária

Neste mês de agosto, está indo ao ar a nova propaganda partidária do PCdoB nas emissoras de rádios e TVs da Bahia. Em algumas das inserções, o partido apresenta o posicionamento que possui em relação ao governo feito por ACM Neto à frente da Prefeitura Municipal de Salvador, e, por conta disso, teve uma das peças censuradas, por meio de uma ação judicial movida pelo DEM, partido do prefeito.

No vídeo censurado, o vereador da capital Everaldo Augusto fez críticas, principalmente, à cultura de privatização de ACM Neto. Outras duas inserções, da vereadora Aladilce Souza e da deputada federal Alice Portugal, que também apontam fragilidades na gestão da cidade, também foram alvos do DEM, mas ainda não houve uma sentença da Justiça.

Em nota, o Comitê Municipal do PCdoB em Salvador repudiou a tentativa de silenciar o contraditório e relembrou o período em que Antônio Carlos Magalhães (o avô), líder do grupo que hoje forma o DEM, tratava a oposição com autoritarismo, perseguição e violência. “Dizer a verdade incomoda”, avalia a direção municipal, através da nota, cuja íntegra pode ser lida abaixo:

A direção municipal do PCdoB vem a público denunciar a censura patrocinada pelo prefeito ACM Neto contra as inserções do partido, na fala do vereador Everaldo Augusto. Há ainda a tentativa de retirar as falas da deputada Alice Portugal e da vereadora Aladilce Souza. Essa medida nos remete ao período autoritário do falecido ACM, que tratava a oposição com violência e perseguição política.

Este grupo político que sustentou a ditadura militar não aceita o contraditório, não admite que opiniões diferentes sejam levadas à opinião pública.

O motivo que levou o DEM a pedir a retirada de nossas inserções é a denúncia que fizemos de que a prefeitura de Salvador não prioriza investimentos para os que mais precisam; que os bairros populares estão abandonados; e que a administração prefere gastar recursos públicos com festas do que fazer obras de prevenção – o que levou à morte trágica 21 soteropolitanos.
Dizer a verdade incomoda. A deputada Alice Portugal afirma na inserção que a realidade de Salvador é bem distinta da demagógica propaganda oficial.

Reafirmamos nossa opinião de que ACM Neto prioriza em sua gestão os grandes interesses empresariais e que a cidade é refém da especulação imobiliária, dos donos das empresas de transporte e coleta de lixo.

Ao mesmo tempo, defendemos um outro projeto para a cidade, com mais democracia e foco no social.

Salvador, 18 de Agosto de 2015.