Governo boliviano aumentará investimento público em 2016
O ministro da Economia da Bolívia, Luis Arce, assegurou que para 2016 o governo planeja um maior investimento público e que isto continuará sendo fundamental no crescimento econômico do país.
Publicado 19/08/2015 15:32
Apesar da queda do preço das matérias-primas – minerais e petróleo, fundamentalmente -, o governo pretende em 2016 aumentar o investimento público, o qual continuará sendo o motor do crescimento da economia, declarou Arce ao jornal La Razón.
O investimento público é a utilização do dinheiro arrecadado em impostos, por parte das entidades do governo, para reinvesti-lo em benefícios dirigidos à população que atende.
A respeito, Arce assegurou que esperam que o investimento público chegue ou supere os US$ 6,179 bilhões programados para este ano, mas advertiu que primeiro devem observar as quantidades para fazer o cálculo, "porque ainda não acabamos o Orçamento Geral do Estado (PGE) para o próximo ano".
Em 2014, recordou, o investimento público registrou uma execução de 99,7% dos US$ 4,519 bilhões orçados.
Não obstante, reiterou que o investimento público continuará sendo o motor do crescimento econômico do país como é parte do Modelo Econômico, Social, Comunitário e Produtivo levado adiante pelo governo.
Acrescentou que a intenção é que todos os projetos prometidos pelo Movimento ao Socialismo (MAS) na campanha eleitoral se consolidem e para isso se requer investimento.