Turquia deverá ter eleições antecipadas para novembro

O conselho eleitoral da Turquia propôs o dia 1º de novembro como a data possível para as eleições antecipadas, depois que os esforços para formar um governo de coalizão fracassaram, após as eleições legislativas de 7 junho.

Premiê turco - Reuters

De acordo com a agência turca Anatolia, a proposta, que será apresentada aos partidos políticos, surge três dias antes do prazo (23 de agosto) para formar o governo.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, nesta quarta-feira (19), que a Turquia “avança rapidamente” para eleições antecipadas, depois do fracasso das negociações para a formação de um governo de coligação. “Mais uma vez, avançamos rapidamente para eleições”, disse Erdogan. Para o presidente, a única saída para o atual impasse político é consultar “a vontade do povo”.

Na terça-feira (18), o primeiro-ministro indicado Ahmet Davutoglu devolveu o mandato ao presidente para negociar a formação de um governo de coligação com a oposição. Ele foi indicado após as eleições de 7 de junho, quando o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), liderado por Erdogan e no poder desde 2002, perdeu pela primeira vez a maioria absoluta.

Ahmet Davutoglu negociou a formação de um governo com o Partido Republicano do Povo (CHP), o segundo mais votado, e com o Partido do Movimento Nacionalista, o terceiro, mas não conseguiu chegar a acordo com nenhum deles.