Publicado 21/08/2015 10:29

Nesta quinta (20), membros do Ministério da Integração Nacional realizaram uma visita técnica na estação. De acordo com o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração, Robson Botelho, nessa primeira etapa, a água seguirá em um canal por sete quilômetros até o reservatório de Tucutú e 45,9 quilômetros até o segundo reservatório Terra Nova.
Com a bomba operando 16 horas em cinco dias da semana, o reservatório de Tucutú estará cheio em 39 dias, dando condições para encher o reservatório Terra Nova em 18 dias.
“A partir desta sexta, a agua será liberada e assim que for chegando nos reservatórios, o que deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro, as comunidades já podem ser abastecidas”, explicou Robson Botelho.
Este trecho que será posto em funcionamento possuir três estações distribuídas ao longo de 260 quilômetros de extensão, e até o final de 2015, todas estarão concluídas.
70 mil beneficiados
O funcionamento desta primeira estação vai beneficiar diretamente mais de 77.733 habitantes, em 12 comunidades quilombolas e 23 indígenas. Esse número deve aumentar com a assinatura de convênios com os governos da região.
“Será assinado um Termo de Compromisso com os governos dos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba para abastecer 325 comunidades”, disse Robson.
Transposição
O Projeto de Integração do Rio São Francisco deve garantir a segurança hídrica de R$ 12 milhões de pessoas, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.