No Brasil, milhares recebem o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica

No Brasil, o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, foi recebido por milhares de estudantes na noite desta quinta-feira (27), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro aconteceu no anfiteatro da instituição de ensino superior – também conhecido como Concha Acústica. Mais cedo, Mujica havia almoçado rabada e feijoada no Bar do José.

Mujica

Enquanto presidiu o Uruguai, de 2010 a 2015, Pepe Mujica conseguiu a aprovação de temas polêmicos e progressitas, como a descriminalização da maconha, o casamento homoafetivo e a legalização do aborto.

Aos estudantes no Rio, Mujica falou do tema em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), que é a descriminalização das drogas de uso pessoal. Para ele, o melhor combate será ao narcotráfico. "Iniciamos essa experiência no Uruguai e não sabemos no que vai dar, mas o que estava sendo feito não dava resultados. O narcotráfico é pior do que a droga. O que queremos é regularizar o consumo, assegurar que o consumidor possa comprar uma dose sem ter que recorrer ao narcotráfico", disse ele.

O atual senador uruguaio falou ainda de valores para mudar o mundo, para construir um mundo menos injusto, governado pelas maiorias. De valores fora do mundo do mercado, do consumo e do individualismo, como a solidariedade, a igualdade de direitos. “Se gosta de dinheiro, vá ganhar no comércio ou na indústria. Mas não se meta na política”, disse ele.

Ele discorreu também sobre a necessidade de uma mudança cultural. “Os estudantes tem que se dar conta que não é só uma mudança do sistema, é uma mudança de cultura, é uma cultura civilizatória. E não tem como sonhar com um mundo melhor se não gastar a vida lutando por ele. Temos que superar o individualismo e criar consciência coletiva para transformar a sociedade.”

Maioridade penal

Mujica afirmou que “não considera um caminho ideal”. Perguntado se o Brasil teria capacidade para legalizar as drogas, ele se ateve a falar sobre sua experiência com o tema enquanto foi presidente do Uruguai.

“Nós temos que pensar como espécie e não como países. E isso engloba o mundo inteiro. Os pobres da África não são da África, são do mundo inteiro. Os homens que atravessam o Mediterrâneo são nossos. Todos são nossos conterrâneos. A liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais”, disse o ex-presidente.

Mujica veio ao Brasil a convite da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul. Ele participará neste sábado (30), ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um seminário internacional, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. O evento tem como objetivo debater os desafios e perspectivas da democracia e a da participação cidadã do século 21.