Temer: Orçamento com deficit mostra que não há maquiagem nas contas

O vice-presidente Michel Temer afirmou que as notícias de que o Executivo entregará o projeto de lei orçamentária de 2016 com a previsão de deficit mostram transparência absoluta do governo. “Não há maquiagem nas contas”, disse Temer, durante palestra no Fórum Exame, na capital paulista, nesta segunda-feira (31).

Michel Temer - Agência Brasil

Segundo Temer, o governo abandonou a ideia do retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), cuja reativação foi discutida “de última hora”, e "muitas vozes" se levantaram contra. “Precisamos preparar o ambiente, ou teremos derrotas fragorosas no Congresso”, declarou.

Sob o aplauso da plateia formada por empresários, Temer destacou que o governo não pensa em "uma carga tributária mais elevada”. “Vou levar esse aplauso para o [ministro da Fazenda, Joaquim] Levy e para o [ministro do Planejamento Joaquim] Barbosa”, disse.

O vice-presidente comentou ainda o uso indiscriminado da palavra crise. Para ele, o país enfrenta uma crise econômica e politica, mas não uma crise institucional. “Não temos uma crise institucional, porque o Legislativo, o Judiciário estão funcionando com extrema liberdade”, ressaltou.