Grito dos Excluídos 2015 abordará mídia e violência

O já consolidado movimento liderado pela CNBB quem tem apoio dos movimentos sociais chega a sua 21ª edição trazendo o tema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.

Em Fortaleza, a caminhada será no dia 7 de setembro, com concentração a partir das 7h30, na Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha. A previsão de saída é às 8h30, percorrendo a Av. Monsenhor Tabosa, em direção ao Náutico Atlético Cearense, seguindo pela Rua Tibúrcio Cavalcante. O ato se encerrará com a leitura da Carta incluindo propostas e reivindicações como síntese de resultado dos pré-Gritos.

Segundo a organização da manifestação popular apoiada por diversos grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais, a intenção é “chamar a atenção da opinião pública sobre as questões levantadas pela CNBB sobre a estrutura social em que vivemos que mata e marginaliza, e sobre atuação da grande Mídia que mente e engana o povo, fornecendo mentiras ou meias verdades”.

Neste ano, em sua 21ª edição, o Grito dos Excluídos alerta para a “situação de violência em que o país se encontra, na qual as vítimas maiores são as juventudes da periferia. E chama a atenção para o papel destruidor da mídia cujo principal objetivo é defender os interesses das classes dominantes, que dita seus valores e quer dirigir o pensamento do povo brasileiro”. Sob o tema “Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”, a caminhada pretende “desmentir a mídia burguesa e conservadora e a cobrar do Estado sua responsabilidade na garantia desses direitos”.

Saiba mais

O Grito dos Excluídos é realizado anualmente, sempre no dia 7 de setembro.

A proposta do Grito surgiu no Brasil, em 1994. O 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano: “A Fraternidade e os Excluídos”. E para aprofundar os desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”, tendo como pano de fundo a simbologia da data do 7 de setembro. A Assembleia Geral dos Bispos, em 1996, discutiu e aprovou o Grito dos Excluídos dentro do projeto Rumo ao Novo Milênio. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.

Serviço

Grito dos Excluídos 2015

Tema: "Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?"

Data: segunda-feira (07/09)
Hora: concentração a partir das 7h30
Local: Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Arquidiocese de Fortaleza)