Viçosa do Ceará: Aplicativo ajudará na gestão escolar

O aplicativo i-Educar tem o objetivo melhorar a gestão escolar. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o sistema auxilia na coleta e no monitoramento de dados educacionais, como o número de matrículas, evasões de alunos, desempenho dos estudantes, cadastro de escolas e professores, dentre outros. E a primeira Cidade Digital que receberá esta ferramenta será o município de Viçosa do Ceará.

Para garantir a implementação e o funcionamento do i-Educar, técnicos do Ministério das Comunicações e do Serpro vão treinar os funcionários do município ao longo desta semana, dos dias 31 de agosto a 4 de setembro. Segundo a coordenadora de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Eloá Mateus, 32 cidades digitais já solicitaram o aplicativo. Eloá destaca ainda que "o serviço não gera nenhum custo para o município".

Outras ferramentas que já estão disponíveis para as cidades digitais são o Portal da Cidade e um sistema para agendamento de serviços de saúde. "Até o fim deste ano, também começaremos a instalar o Urbem, aplicativo de gestão tributária e financeira", acrescenta a coordenadora.

Criado em 2012, o programa Cidades Digitais tem como objetivos modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Fonte: Assessoria da Secitece