Escola estadual cearense ganha prêmio nacional em pesquisa científica

A Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Nogueira, da Parquelândia, em Fortaleza, conquistou o 28o Prêmio Jovem Cientista – Segurança Alimentar na categoria Mérito Institucional. O concurso é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o CNPq. 

Em solenidade realizada na última terça-feira (15/09) no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Camilo Santana ressaltou a importância do reconhecimento para o trabalho dos alunos. “É uma honra, uma alegria para o nosso estado ter uma escola publica estadual se destacando em um prêmio nacional. Isso reflete o esforço que o Ceará tem feito na educação. O caminho é esse: é inovar, Rprêmio3apostar nos jovens. Por isso, fiz questão de prestigiar a solenidade”, citou Camilo Santana, que entregou o prêmio ao professor Walker Cavalcante, coordenador dos 32 projetos da instituição que foram enviados ao prêmio.

Walker destaca que 518 alunos da EEEP participam dos projetos e têm acesso ao mesmo conhecimento. Conforme o educador, o objetivo é despertar o interesse do estudante pela pesquisa científica e, para isso, contam com todos os professores. "Para nós esse prêmio é motivo de grande alegria. E saber que os 32 trabalhos enviados foram qualificados é uma incentivo para prosseguirmos", disse o professor. O secretario da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, também participou do evento.

Presidenta Dilma

Durante a solenidade no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff elogiou o esforço que o Ceará tem feito na área da educação. “Faço questão de destacar o Ceará porque nós temos um projeto de inclusão muito grande no Nordeste. Nosso país tem capacidade criativa e, quanto estamos juntos, somos capazes de sair das dificuldades com criatividade”, disse a presidenta.

Projetos da EEEP qualificados pelo CNPq

1. SeedDefenser: biofilme protetor para sementes;
2. O uso de defensivos naturais no controle de formigas encontradas na horta orgânica da EEEP Joaquim Nogueira;
3. A influência dos programas sociais na dieta do brasileiro;
4. Plantas medicinais populares do nordeste;
5. Segurança alimentar em enlatados: determinação de pH e crescimento microbiano;
6. Comparação quantitativa entre a eficácia da técnica sódis – desinfecção de água com a luz solar (solar water disinfection) e a fervura, utilizada na desinfecção da água;
7. Análise da refeição funcional estudantil;
8. O sushi na química;
9. Selo de segurança;
10. Criando hábitos de segurança alimentar;
11. Auxílio da alimentação na prevenção do câncer;
12. Estudo comparativo microbiológico do leite “in natura” e fervido;
13. A pasteurização como técnica de controle do crescimento de micro-organismos em laticínios;
14. A importância da panela de pressão para segurança alimentar;
15. Aplicação da energia nuclear na agricultura;
16. O que comem os astronautas: nutrição no espaço e suas particularidades;
17. Estudo comparativo do uso do vinagre e do hipoclorito de sódio na higienização de frutas e verduras;
18. Análise do consumo exagerado da Coca-Cola;
19. Os perigos dos aditivos químicos;
20. Projeto “Contando Calorias”: incentivando a atividade física e uma melhor alimentação;
21. Forno micro-ondas: verdades e mitos sobre um ícone da cozinha moderna;
22. Irradiação de alimentos: faz bem ou mal;
23. Efeitos dos recursos naturais no meio orgânico;
24. O controle da ansiedade através de práticas corporais para a adequação do peso corporal;
25. Conservantes: heróis ou vilões?;
26. Cestas básicas: aspectos nutricionais e sociais;
27. “Bacillus Thuringiensis”: uma alternativa de controle biológico aos agrotóxicos não prejudiciais à saúde;
28. A diferença entre alimentos orgânicos e não orgânicos para a saúde do consumidor e a sustentabilidade do solo;
29. A importância do sódio nos alimentos – benefícios e malefícios;
30. Cuidados ao administrar sal nos alimentos;
31. Agricultura orgânica e segurança alimentar;
32. Conscientização alimentar na escola.

Fonte: Governo do Estado