Memorial da Resistência traz especial sobre os 25 anos do ECA

Em 2015, o Estatuto da Criança e do Adolescente completará 25 anos de criação, ano em que também se debate intensamente a possibilidade da redução da idade penal no Brasil. O Memorial da Resistência, traz uma programação especial durante todo o mês de setembro voltado para esta questão. Os filmes, palestras e debates acontecerão no Memorial, localizado no Largo General Osório, 66, na capital paulista. A programação é gratuita.

memorial da resistência - Reprodução

Para refletir sobre o momento atual dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, o Ciclo de Debates “25 anos do ECA: Direitos, História e Perspectivas” realizará um balanço do desenvolvimento histórico desses direitos, discutindo sobre as conquistas e os desafios relativos à implementação do ECA.

A atividade é uma realização do Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude, da Associação Nacional de História – Seção São Paulo e do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (Cedhal-USP) da Universidade de São Paulo.

Veja a programação completa:

Sábado (5), das 14 horas às 17h30

No primeiro Sábado Resistente a mostra traz o documentário Os Irredentos, uma produção de Paulo Gomes e Geraldo Sardinha em parceria com a Gesto de Cinema Produções e o Levante Popular da Juventude. O documentário nasceu dos anseios de recuperar as histórias de alguns lutadores do povo brasileiro. Pessoas que dedicaram suas vidas à luta, construindo alternativas em momentos históricos do Brasil e da América Latina, como frente à ditadura civil-militar, e que até hoje dedicam suas forças e sabedoria para construção de outro mundo, mais justo e mais humano. O filme debate a importância da memória da luta dos resistentes à ditadura, através da história de vida desses irredentos.

Sábado (19) das 14 horas às 17h30

Neste mês em que se rememora os 25 anos da abertura da Vala de Perus, este Sábado Resistente, apresentará a peça de teatro PAI, de Izaias Almada. O objetivo é, por meio de uma manifestação artística, refletir sobre a importância e significado para milhares de brasileiros e para o conhecimento de nossa história sobre a abertura da Vala e dos trabalhos de identificação que vêm sendo realizados pela Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo.

Encontro com educadores das 9 horas às 13h30

Com base em textos escolhidos a partir da realização do curso intensivo de Educação em Direitos Humanos, a atividade objetiva promover a troca de experiências, a reflexão e a ação multiplicadora, reservando ao papel dos educadores uma responsabilidade central acerca da promoção e consolidação dos Direitos Humanos.

Sábado (24) das 14 horas às 17 horas

Encontro com Educadores e Profissionais de Turismo – Violação dos Direitos Humanos dos povos indígenas na Ditadura Civil-Militar
Este Encontro, voltado aos educadores e profissionais da área de turismo a ser realizado no âmbito da 9ª Primavera dos Museus – Ibram com o tema “Museus e Memórias Indígenas”, buscará refletir sobre o papel das instituições museológicas na preservação e divulgação das Memórias Indígenas, especialmente o Memorial da Resistência enquanto instituição comprometida com o direito à Memória, à Verdade e à Justiça e o potencial da mesma em tratar a violação dos Direitos Humanos dos povos indígenas durante a Ditadura Civil-Militar.