Publicado 08/09/2015 09:06 | Editado 04/03/2020 16:25
O Centro é berço de afetos para o fortalezense. Lugar rico em simbolismos, tradições e variadas histórias que compõem a identidade da nossa Capital. O cotidiano do cidadão de Fortaleza passa pelas ruas de mercados, pela Praça do Ferreira, pelo Cine São Luiz, dentre tantas outras localidades da região. Um lugar onde pulsam as narrativas da Cidade, tecidas por quem melhor entende suas potencialidades e carências: o povo. Portanto, nada mais justo do que se discutir a mudança da Câmara Municipal – a “Casa do Povo” – para próximo daqueles que devem ser a razão de existir do parlamento municipal.
A aproximação entre as discussões desempenhadas pelos vereadores de Fortaleza e a participação popular é a motivação fundamental no interesse da ida da CMFor, atualmente sediada no bairro Patriolino Ribeiro, para o Centro. A nova localização trará aos trâmites das sessões o olhar fiscalizador, militante e construtivo que partem da nossa plural sociedade civil. A tribuna estará diante de quem será afetado pelas decisões, sendo possibilitado, desta forma, um mais próximo e eficiente diálogo entre as representações.
A gentileza urbana e o compromisso com a Cidade melhor tem sido o eixo erguido pelo poder municipal nos últimos anos. Durante este mês de setembro, por exemplo, são realizadas edições do projeto “Pacto Por Fortaleza”, que visa ampliar discussões junto à população sobre que tipo de melhorias Fortaleza precisa passar para se tornar a cidade ideal nos próximos 20 anos.
E o local que tem sediado os encontros entre vereadores e população é exatamente a Praça do Ferreira. Neles, os cidadãos que dão vida ao Centro da Cidade têm demonstrado apoio à ideia de mudança da Casa Legislativa.
O Centro não precisa de revitalização. Sempre houve vida no coração da Cidade. Há história, há cultura e há memória. O que se precisa discutir é a requalificação da área. Neste sentido, a ida dos vereadores ao Centro é passo inicial para grandes avanços em busca da cidade boa de se viver.
*Evaldo Lima é vereador (PCdoB) e líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza
Fonte: O Povo
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.