Evaldo Lima comemora destaque nacional do Bicicletar

Fortaleza é a cidade que tem a maior média de viagens diárias por estação de bicicletas compartilhadas no Brasil. Com a marca de 44,1 trajetos, o Sistema de Bicicletas Compartilhadas da capital supera os de Rio de Janeiro (32,2), Brasília (15,7), Pernambuco (9,4) e São Paulo (8,9). O fato foi comemorado pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), autor do Projeto de Indicação 252/2014, que autorizou a implantação do Bicicletar na capital cearense.

Em dias úteis, o Bicicletar registra cerca de 1.850 viagens, além de 1.700 viagens em fins de semana. Atualmente, o sistema conta com mais de 80 mil usuários cadastrados, sendo cerca de 65% deste total efetivados por meio do Bilhete Único. "Nós reafirmamos o nosso compromisso com o incentivo a utilização da bicicleta como meio de transporte. Trata-se de um modal não poluente, inteligente, sustentável e que contribui para resolvermos os grandes desafios de nossa mobilidade urbana", afirmou o parlamentar em sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira, 10.

Líder do governo na Casa Legislativa, Evaldo tem papel atuante no estímulo a uma cidade com mais ciclistas. Além de relator do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Fortaleza, que estipula o prazo de 15 anos para a capital ser contemplada com 523 km de ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias, o vereador é autor de diversos projetos que visam ao bem estar dos que pedalam no trânsito fortalezense.

O parlamentar do PCdoB também adotou a bicicleta como modal de transporte para o seu cotidiano, pedalando diariamente de casa até a Câmara Municipal. "A utilização das bicicletas compartilhadas em Fortaleza também é exercício de cidadania. É cuidar bem da cidade", declarou.

O Bicicletar realizou mais de 117 mil viagens de junho a agosto deste ano. Segundo Evaldo Lima, isso tem um significado muito especial, pois quem mais utiliza o compartilhamento de bicicletas hoje são os trabalhadores, estudantes, levando a bicicleta para muito além da prática do desporto ou do lazer.

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou o Sistema de Bicicletas Compartilhadas em dezembro de 2014. Até março de 2016, serão implantadas mais 40 estações, beneficiando bairros como Montese, Bom Futuro, Jardim América, Parreão, Fátima, Presidente Kenedy, São Gerardo, Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Cocó, Papicu, Cidade 2000, dentre outros. Vinte serão entregues até outubro deste ano e as outras 20 até março de 2016.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)