UFC: Estudantes realizam pintura simbólica no prédio da Reitoria
O prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará recebeu, na última terça-feira (08/09), pintura simbólica, iniciativa de alunos de 10 cursos de graduação da Instituição e suas respectivas entidades representativas.
Publicado 08/09/2015 21:57 | Editado 04/03/2020 16:25
Segundo os organizadores, o ato é uma reparação simbólica dos danos causados pelos alunos que ocuparam, picharam e depredaram a Reitoria na última terça-feira (1°), demonstrando que o grupo que invadiu o prédio não representa o conjunto da Instituição.
Utilizando materiais de pintura adquiridos com recursos próprios, os alunos realizaram a pintura sob a orientação do pintor Lino Soler, pai do estudante de Sistemas e Mídias Digitais Rafael Soler.
"A ideia surgiu porque muitos estudantes, embora contra os cortes e a favor de algumas pautas, não se sentiram representados. A gente acredita no diálogo como forma de ultrapassar barreiras", disse Victor Cruz, vice-diretor do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas.
Os participantes deixaram claro que não são contra as reivindicações. A estudante de Filosofia Vera Alves afirmou que "seria mais inteligente uma manifestação pacífica que mostrasse o que os estudantes estão reivindicando. Eu estou em greve, concordo com as pautas e com o movimento estudantil, mas não com o radicalismo".
O ato foi resultado da mobilização através da rede social Facebook. Intitulado "Limpando mais do que paredes", o evento recebeu o apoio de cerca de 500 alunos da UFC através da rede social, segundo a organização. Para além dos reparos na pintura da Reitoria, o grupo quer demonstrar sua insatisfação com os atos de vandalismo praticados.
Fonte: Portal da UFC