Último livro de Marco Albertim é lançado no Recife 

Quase cinco meses após sua morte, um sonho acalentado pelo jornalista, escritor e militante comunista Marco Albertim tornou-se realidade. Neste domingo (6), a Cepe Editora lançou, na Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), a edição impressa do romance Conspiração no Guadalupe, narrativa da vida de militantes da esquerda, na cidade de Olinda, em plena ditadura militar.  

Último livro de Marco Albertim é lançado no Recife

O escritor Urariano Mota, responsável pelo prefácio do romance, lembra-se que ao saber da morte do amigo, comentou: “Ainda não soou a hora da justiça para Marco Albertim”. O escritor morreu justamente no dia em que comemorava a notícia de que a Cepe lançaria seu livro, vítima de um infarto fulminante.

Para Urariano, Marcão foi um escritor notável, que publicava suas crônicas em um meio discriminado, o Portal Vermelho. "Até hoje a gente vê que um certo anticomunismo continua existindo, com a única exceção, na literatura, para José Saramago”, avalia o autor de Soledad do Recife e O Filho Renegado de Deus.

Sobre Conspiração no Guadalupe, Urariano avalia que “o romance reflete sobre um grupo de militantes que levam a vida em Olinda, entra a ilegalidade e a clandestinidade. Os personagens têm vivências que fogem da ortodoxia dos costumes, mesmo dentro da esquerda, com frequentes trocas de casais. Com esses elementos, ele pinta a cidade de Olinda, recupera espaços como o Maconhão e a Gafieira da Estrela, que nunca são citados”, conta Urariano, que destaca também a construção do personagem do artista Bajado na obra. “É um romance sobre Olinda, mas não uma Olinda folclórica: é uma Olinda através das pessoas e das situações reais.”

Em capítulos

No Portal Vermelho, o livro foi publicado em capítulos, numa odisseia que se estendeu de 03 de dezembro de 2011 a 21 de julho de 2012. "Ao longo de dezenas de semanas, acompanhamos a trama de Conspiração, percorrendo a Olinda imaginária de Chica, Maújo e outros tipos, degustando alegrias e dores", informa o site ao anunciar a publicação do último capítulo.

Em novembro de 2012, a Cepe lançou outro titulo de Marco Albertim, o volume de contos Ingrid Tinha Alergia à Lama do Capibaribe. “Ao contrário de vários escritores de hoje, que só falam do próprio umbigo, a sua escrita vinha carregada de revolta contra o estado das coisas no mundo, mas uma revolta que refletia sobre isso, claro. Marco Albertim merece ser lido e merece uma antologia com todos seus contos e crônicas”, sugere Urariano.

Audicéa Rodrigues, com informações do Jornal do Commercio.
Do Recife