Secretariados Estadual e Municipal debatem sucessão em Salvador

Em reunião realizada nesta sexta-feira (11/9), os secretariados dos Comitês Estadual e Municipal debateram a eleição de 2016 na capital baiana. 

A presidenta do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, fez um balanço positivo do processo em curso de afirmação da pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal. “Cumprimos bem a etapa de consolidação do nome no cenário político com a realização de importantes atividades, com as inserções na TV e a agenda da pré-candidata mais presente na cidade.” Para ela, “o lançamento da candidatura é de caráter irreversível, uma exigência da conjuntura, uma necessidade de afirmação do partido”.

A pré-candidata Alice Portugal acredita que sua pré-campanha começa a incomodar o grupo que atualmente governa a cidade, na medida em que vem sofrendo ataques de setores da mídia e suas inserções na TV terem sido alvo de ações jurídicas para sair do ar, o que não veio a acontecer. Ela elogia a postura do governador, que vê com naturalidade a apresentação do nome do partido e que vem prestigiando a cidade com uma agenda de importantes intervenções nos bairros.

Alice sugeriu que o partido inicie no curto prazo o processo de diálogo com outros partidos políticos com vistas à construção de uma ampla aliança que dê suporte a candidatura e a campanha. E propôs, ainda, a criação de uma pré-coordenação de campanha que tenha como tarefas iniciais as questões relacionadas à comunicação e programa de governo.

O presidente Estadual do PCdoB, Daniel Almeida, afirmou não ter dúvidas da viabilidade da pré-candidatura e do potencial de Alice Portugal para fazer o enfrentamento político ao atual prefeito. E disse que a disputa em Salvador vai ser considerada como prioridade pela direção nacional do partido.

“Precisamos fazer as críticas que devem ser feitas à atual gestão antidemocrática e antipopular e, ao mesmo tempo, construir propostas para a cidade. Além disso, vamos envolver na preparação do programa de governo todos aqueles que queiram colaborar para uma administração democrática, que tenha foco para os que mais precisam”, concluiu o presidente.

A reunião aprovou a indicação dos nomes de Javier Alfaya, Julieta Palmeira, Geraldo Galindo, Jerônimo Junior, Weslen Moreira, Emanoel Souza, Elvia Magalhães e Ricardo Moreno como membros da pré-coordenação da campanha, que terá sua primeira reunião no dia 21 de setembro, às 19h, na sede do Comitê Municipal.

Da Redação