Vila Velha não merece

 Vila Velha não merece estar submetida a uma administração que com o passar dos dias e dos anos parece que conta as horas para deixar  o palácio de governo e se livrar do fardo de governar. Sim, por que parece que o gestor municipal e sua equipe não gostam do que fazem e por isso fazem mal feito, como se estivessem carregando uma grande e desconfortável carga.

*Claudio Machado

 A começar  pelo próprio prefeito que foi recebido pelo povo vliavelhense de braços abertos, mas parece que não incorporou a honradez de ser  um canela-verde e vive no município como um estrangeiro, mal sabendo andar em seus bairros, mal conhecendo sua história.

Se tivesse mesmo compromisso com Vila Velha, deveria saber que aqui vive um povo amante da democracia e da participação popular, marcado por muitas lutas, vitoriosas ou não, mas que se acostumou a ser protagonista do destino de seu município e não está nem um pouco satisfeito de ter sido alijado da gestão municipal.

O prefeito deveria saber  também, mas não sabe, que Vila Velha foi um baluarte, uma verdadeira trincheira de resistência à ditadura civil militar, produzindo importantes lideranças  de projeção local, estadual e nacional, que não hesitaram em colocar em risco sua liberdade e sua vida para defender  o retorno à normalidade democrática. Se soubesse disso não se comportaria como se fosse um coronel ditador e não um prefeito eleito pelo sufrágio universal.

Não sabe também, nosso alcaide, que Vila Velha, com quase quinhentos anos de fundação, é um dos municípios que cultiva grande riqueza cultural, berço de renomados e renomadas artistas e de manifestações populares que fazem do município um verdadeiro polo irradiador de criatividade para além fronteiras. Se soubesse da existência e da importância desse patrimônio imaterial e de seus personagens, sua gestão não relegaria a cultura à quase condição de pária como política pública. Símbolo desse descaso é o estado em  que se encontra o Teatro Municipal, como mostra a foto de acompanha este artigo, de autoria de José Francisco.

Realmente Vila Velha não merece ter à frente de sua administração um prefeito como o atual. Ou será que é ele que não merece Vila Velha?

*Claudio Machado é secretário estadual de comunicação do PCdoB, vice-presidente da Casa da America Latina – CALLES e coordenador do Barão de Itararé no Espírito Santo.