21 de setembro: A necessidade de todos lutarem pela paz

A Assembleia Geral da ONU de 30 de novembro de 1981 estabeleceu o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz. Para a ONU, o objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz e da solidariedade mundial. A presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, defende o aprofundamento do tema: “é preciso que se reflita porque o mundo enfrenta ameaças cada vez maiores”, disse ela.

Funcionários da ONU se posicionam para formar a frase, em inglês, “o que você está fazendo para a paz?
- Foto: ONU

Na última quinta-feira (17), o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convocou todos os países do mundo para um cessar-fogo de 24 horas. “Vamos fazer do Dia Internacional da Paz um dia sem violência e um dia de perdão. Se pudermos viver durante um dia em um mundo sem hostilidade e agressão, veremos que podemos muito mais”, afirmou o chefe da ONU. 

Ao Portal Vermelho, a presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes (foto), disse que o dia de hoje em que a humanidade ao mesmo tempo comemora algumas vitórias importantes na conquista da paz, é um dia que também precisa reflexão sobre porquê o mundo enfrenta ameaças cada vez maiores. 

“O sistema imperialista dominante no mundo está impondo cada vez mais sacrifícios, agressões, ameaças e destruição de nações, de países, das democracias, da paz.” “Em todos os continentes encontramos ameaças à paz, agressão à paz, à soberania, à democracia dos povos. (…) Os desafios do movimento pela paz são grandes, mas continuamos fortes.”

“Consciência da necessidade de todos lutarem pela paz”.

Socorro Gomes falou ainda da crise humanitária enfrentada pelos refugiados no mundo e também sobre a luta pela democracia na América Latina e, principalmente no Brasil, que sofre tentativas golpistas da direita que impõe uma agenda de instabilidade política e econômica ao país.

Ouça a íntegra da reflexão de Socorro Gomes abaixo: