Jornalista Paulo Henrique Amorim visita Porto do Pécem

Na última semana, o Porto do Pécem recebeu a visita do jornalista Paulo Henrique Amorim. Em passagem pelo Ceará para lançar seu novo livro na capital e em Sobral, Paulo Henrique foi recepcionado pelo Secretário Adjunto de Infraestrutura do Estado, Tom Zé Câmara; o presidente da CearáPortos, Danilo Serpa; a diretoria da Cearáportos e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral, Luciano Arruda.

De acordo com o presidente da Cearáportos, a visita do jornalista mostra como o Porto do Pécem está em evidência no cenário nacional e o quanto ainda pode evoluir. "É uma honra receber o Paulo Henrique aqui no Porto e compartilhar com ele um pouco do nosso dia a dia. Hoje, nosso principal objetivo é mostrar para o mundo a capacidade que possuímos e, consequentemente atrair mais investimentos para o Estado", declarou Danilo.

Em um primeiro momento, os diretores fizeram uma breve apresentação sobre o histórico do Porto do Pécem, desde sua inauguração até os dias de hoje. A diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira, ressaltou que o porto é novo, quando comparado aos outros portos do país, mas, ao longo desses 13 anos de funcionamento, apresenta um desenvolvimento considerável. "Isto tudo é possível graças à infraestrutura adequada e a capacidade do porto de se adaptar às necessidades exigidas pelo mercado. Podemos observar um grande crescimento principalmente nos últimos três anos", disse a diretora. Hoje, o Porto do Pécem é o 1º lugar na exportação de frutas frescas, calçados e, em 2014, foi o 2º Porto do país que apresentou maior crescimento no número de movimentação nas linhas de cabotagem (navegações entre portos de um mesmo país).

Dentre os assuntos abordados pelo jornalista, podemos destacar a instalação da Companhia Siderúrgica do Pécem – CSP e a finalização da obra da Ferrovia Transnordestina. De acordo com Rebeca, a CSP sozinha irá movimentar, por ano, cerca de 8 milhões de toneladas. Em relação à ferrovia, a transnordestina irá incrementar a pasta de cargas movimentadas através do Pécem.

Paulo Henrique, pela primeira vez no Pécem, conheceu toda a estrutura do porto e declarou-se fascinado com a grandiosidade e a qualidade dos serviços oferecidos. "O que me chama mais atenção é a posição estratégica, o papel decisivo que ele pode desempenhar na distribuição de produtos brasileiros pelo mundo, como centro de atração do comercio internacional e, principalmente, como polo de desenvolvimento do Ceará e de toda região Nordeste. Eu olho pro Pécem da mesma forma que olho para Ferrovia Transnordestina, como olho para as exportações brasileiras e para a sofisticação crescente das empresas que se instalam aqui para produzir, exportar e importar", finalizou.

Na próxima quinta-feira (24/09), a primeira etapa da segunda obra de expansão do Porto do Pécem será entregue pelo Governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana. Ainda durante o evento, o governador assina o termo de cooperação com o Porto de Rotterdan. A solenidade de inauguração será realizada na CearáPortos (Esplanada do Pécem, sn, Pécem), às 10 horas.

Fonte: Governo do Estado