Wadson defende união pelo desenvolvimento da Zona da Mata

O deputado federal, Wadson Ribeiro, realizou na última sexta-feira (18), na Universidade Federal de Juiz de Fora, o ‘Encontro de Gestores Municipais para o Fortalecimento de Ações Educacionais’. A atividade aconteceu em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e reuniu aproximadamente 150 gestores e secretários de Educação de 70 municípios da Zona da Mata mineira.

Wadson evento FNDE - Rodrigo Basileu

O evento contou ainda com a presença do presidente nacional do FNDE, Idilvan Alencar, que ministrou uma palestra sobre os programas e ações do órgão. Segundo ele, a iniciativa do deputado Wadson de reunir os municípios da Zona da Mata é muito importante para aproximar as demandas educacionais de gestores. “Com essa ação, o governo federal sai dos gabinetes de Brasília e vai ao encontro dos gestores e fortalecer as ações educacionais nos municípios. Nosso papel é o de nos aproximarmos dos gestores para ajudar a sanar problemas e levar informação”.

Para Wadson, ações como essas fortalecem o sentimento de união entre as cidades que compõem a Zona da Mata. “Este evento mostra que em nossa região não deve haver divisões políticas e ideológicas. Precisamos unir esforços em prol do desenvolvimento da Zona da Mata. Cada investimento feito nas cidades melhora a vida nos municípios e se reflete diretamente em nossas crianças e jovens”, afirmou o parlamentar.

O secretário de Educação de Juiz de Fora, Weverton Vilas Boas, ressaltou a urgência dos municípios em novos investimentos do governo federal na área e agradeceu a iniciativa do parlamentar juiz-forano. Ele enfatizou ainda a carência do município no custeio da merenda escolar. “Precisamos de ações concretas para que as prefeituras tenham um apoio mínimo necessário. Neste sentido, o encontro de hoje é muito importante solucionar as pendências e buscar alternativas para as nossas demandas”.

O vice-reitor da UFJF, Marcos Vinício Chen, afirmou que a instituição se sente honrada em sediar eventos como este e de fazer parte do processo de discussão dos investimentos que devem ser feitos na educação pública. “Precisamos debater sobre o tipo de educação pretendemos desenvolver. A experiência da educação não acontece apenas na sala de aula. Devemos levar aos nossos estudantes a reflexão sobre o seu papel no município e no país, formando assim verdadeiros cidadãos críticos”.

Segundo o vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibúna (Ampar), prefeito de Chácara, Jucélio Fernandes, no último período, os gestores municipais têm se sacrificando muito para oferecer o melhor para seus cidadãos. Ele lembrou que desde a época em que ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério do Esporte, Wadson já tinha um forte compromisso com as cidades da Zona da Mata. “O Wadson é um parceiro inseparável da nossa região. Como municipalista ele tem representado a nossa luta pela retomada do desenvolvimento regional. Precisamos ainda mais de você neste momento em que a nossa luta é por uma educação pública de qualidade”.

Informações da assessoria de imprensa do deputado federal, Wadson Ribeiro