PCdoB-CE: Conferências municipais movimentam interior

Em pleno processo de conferências, PCdoB-CE tem realizado encontros em várias cidades do interior do Ceará. Na terceira semana do calendário para realização das plenárias, já foram reunidos cerca de 300 comunistas de 14 municípios. A previsão para o próximo final de semana é que mais 19 cidades realizem suas conferências municipais.

A expectativa é de que, até o prazo final para os encontros, começo de novembro, sejam realizadas 140 conferências, reunindo mais de 5 mil filiados em todas as regiões do Estado.

Os encontros municipais obedecem a uma pauta mínima definida pelo Comitê Estadual. “A principal é o debate acerca da resolução política e construção partidária apresentada pela direção do Partido. Este documento está em construção, aberto para contribuições e emendas de filiados, e será apresentado na conferência estadual, após sua aprovação nas etapas municipais”, ratifica Abel Rodrigues, secretário estadual de Organização do PCdoB-CE.

O dirigente comunista acrescenta que nas conferências municipais, os filiados também devem fazer um balanço do trabalho da direção municipal, nos dois últimos anos, e em cima disso apresentar proposta de nova direção em cidade. “Além disso, nas conferências municipais são realizadas as eleições dos delegados que representarão o município durante a conferência estadual”. Rodrigues explica que o total de delegados obedece aos critérios de número de participantes e de assembleias de base reunidas. “Nossa expectativa é receber em torno de 350 delegados, além dos atuais membros do comitê estadual e ainda convidados. No total, mais de 400 pessoas deverão participar da nossa conferência estadual”, projeta.

Abel Rodrigues alerta que, até o final de setembro, “o foco principal é o prazo da Justiça Eleitoral para atualização da lista de filiados, especialmente com atenção aos que pretendem ser candidatos em 2016”. “Por isso nossa preocupação em orientar os Comitês Municipais para alimentarem o sistema da Justiça Eleitoral e, no começo de outubro submeter a lista à Justiça Eleitoral. Insistimos e cobramos dos camaradas para que não haja nenhum furo para oficialização dessa lista”, ratifica.

Além de todo este processo de conferências, o dirigente comunista destaca que o PCdoB também tem atuado em outras ações. “Estamos tomando a frente na luta em defesa da democracia e contra o golpe que a direita insiste em articular, quer seja nas manifestações de rua, quer seja no parlamento ou ainda nas áreas onde atuamos. As próprias conferências devem ter também esta conotação política do Partido neste momento delicado pelo qual o país tem enfrentado”, confirma.

Saiba mais

O prazo final para a realização das conferências municipais é o dia 8 de novembro.

A conferência municipal de Fortaleza será nos dias 7 e 8 de novembro.

A Conferência Estadual do PCdoB-CE acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro.

De Fortaleza,
Carolina Campos