Tradições e costumes do povo negro são temas de festa no Recife 

A Noite do Dendê chega este ano a sua oitava edição e deve reunir milhares de pessoas durante os cinco dias do evento, que teve início nesta terça-feira (22) e vai até o domingo (26). A festa é promovida pela Nação do Maracatu Porto Rico desde 1914 e sua organização envolve centenas de pessoas da comunidade do Bode, no bairro do Pina, localizado a cerca de 5 km do Marco Zero da cidade. 

Tradições e costumes do povo negro são temas de festa no Recife - Divulgação

Segundo os organizadores, a festa tem como objetivo principal valorizar e preservar as tradições do povo afrodescendente, como culinária, vestimentas, religiosidade, música, dança e canto. "Devido a presença de pessoas de diversas áreas do Recife e de diversos estados brasileiros, a Noite do Dendê tem recebido amplo reconhecimento como ação social e cultural afirmativa do povo negro, diretamente ligado a antigas tradições de matriz africana, como o Candomblé, o Afoxé, a Capoeira, o Samba de Coco e o Maracatu de Baque Virado", afirmam.

Entre as ações realizadas durante a Noite do Dendê estão a integração do público infantil por meio de brincadeiras, entrega de brindes e acolhimento de crianças na programação oficial; fortalecimento do protagonismo sociocultural da comunidade com a integração de grupos locais na programação e valorização e reconhecimento de mestres e mestras da cultura tradicional de matriz africana, principalmente com a realização do Xirê com as quatro Ialorixás mais antigas do bairro.

Também acontece o intercâmbio entre diversos grupos culturais de Pernambuco e de outros estados brasileiros; a difusão, registro e preservação de tradições de matriz africana; o fortalecimento do trabalho comunitário e da autoestima da população local, criando, inclusive, a possibilidade de renda extra para as famílias, bem como o combate ao preconceito racial contra o povo negro.

Colaborações e apoios

O financiamento da festa fica por conta de doações financeiras de particulares e apoios de instituições como a Prefeitura do Recife, que este ano colabora com o fornecimento de infraestrutura, como palco, som e iluminação. A participação colaborativa da PCRfoi reforçada a partir de 2013, com o início da gestão do prefeito Geraldo Julio e do vice-prefeito Luciano Siqueira. Os moradores contribuem com trabalho e alojamento em suas casas de pessoas vindas de outros estados para a festa.

O evento conta ainda com apoio de entidades de outros estados brasileiros como o Grupo de Estudos dos Baques do Pina (Rio de Janeiro-RJ); Maracatucá (Campinas-SP); Maracatu Alvorada Nova (Foz do Iguaçú-PR); Maracatu Encanto do Sul (Itajaí-SC); Maracatu Estação Quilombo (Americana-SP); Maracatu Ingazeiro (Maringá-PR).  

E mais: Maracatu Navegante (Ribeirão Preto-SP); Maracatu Ouro do Congo (São Paulo-SP); Maracatu Palmeira Imperial (Paraty-RJ); Maracatu Pedra de Raio (São José do Rio Preto-SP); Maracatu Truvão (Porto Alegre-RS); Quiloa Maracatu (Santos-SP); Semente de Angola (Londrina-PR).

Audicéa Rodrigues, com informações do site da Nação do Maracatu Porto Rico.
Do Recife