Sejus entrega equipamentos de segurança a cadeias públicas do interior

Vinte e três cadeias públicas do Estado recebem novos equipamentos de segurança a partir desta segunda-feira (28/09). Serão 258 equipamentos entregues à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) para beneficiar unidades prisionais do interior do Estado.

Entre os itens doados estão 161 raquetes, 69 banquetas, 25 portais e três aparelhos de raio-x. A cerimônia de entrega acontecerá na sede da Sejus, a partir das 9h. Uma primeira turma de 25 agentes penitenciários será capacitada por técnicos do Depen para o uso dos itens, durante os dias 28 e 29 de setembro.

Os equipamentos auxiliarão os agentes a detectar objetos de metal que estejam com pessoas que adentrem as unidades. As banquetas, novidade no sistema cearense, conseguem identificar a presença de possíveis metais introduzidos no corpo de visitantes. "É preciso cada vez mais melhorar a segurança das unidades e essas doações fortalecem o trabalho dos agentes", comenta o coordenador do sistema penitenciário, Wanderson Pereira.

As doações auxiliam na padronização dos procedimentos de segurança do sistema prisional na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e principalmente nas cadeias públicas. No interior do Estado, a distribuição do material foi feita de acordo com as cadeias que apresentam um maior efetivo de presos e que possuam estrutura física para receber os equipamentos.

Com a doação, o Depen dá seguimento ao plano de modernização dos sistemas penitenciários estaduais. Nos últimos anos, já foram cedidos computadores, detectores de metal, aparelhos de raio-x, viaturas e ambulâncias

Fonte: Assessoria da Sejus