Bandeira da Palestina é hasteada pela primeira vez na ONU

Pela primeira vez, a bandeira da Palestina foi hasteada nos jardins do complexo da sede das Nações Unidas, em Nova York. A cerimônia especial que ocorreu nesta quarta-feira (30), foi liderada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Bandeira da palestina é hasteada na sede da ONU - Foto: AP

A Palestina é um observador permanente da ONU. Até pouco tempo, apenas países-membros podiam hastear suas bandeiras na sede das Nações Unidas, uma regra que foi mudada por resolução adotada na 69ª Assembleia Geral da ONU. A resolução foi apoiada por 119 países, com 45 abstenções e oito votos contra, incluindo Austrália, Israel e Estados Unidos.

O líder palestino Mahmoud Abbas, declarou que, a partir de hoje, seu povo comemorará a cada ano o dia 30 de setembro como o "dia da bandeira palestina" e convocou "aqueles países que ainda não reconheceram o Estado da Palestina a fazê-lo".

"Neste histórico momento no caminho do povo palestino rumo à liberdade e à independência, digo a meu povo em todos os lugares, icem a bandeira palestina muito alto porque é o símbolo de nossa identidade palestina", afirmou Abbas.

Orgulho da nação

"Este é um dia de orgulho para a nacionalidade palestina. Prestamos homenagem aos mártires, aos prisioneiros, aos feridos e aos que deram sua vida enquanto tentavam içar esta bandeira", disse o líder palestino.

Em seu discurso, Abbas também declarou que os palestinos não podem continuar se sentindo amarrados a acordos com Israel que são constantemente violados pelo Estado judeu. "Não podemos continuar amarrados a estes acordos assinados com Israel e Israel deve assumir plenamente todas as suas responsabilidades como potência ocupante", ressaltou.

Abbas afirmou ao povo palestino que "o amanhecer está chegando sem dúvida, e em breve chegará o dia em que se levantará a bandeira palestina em Jerusalém como capital do Estado palestino".

Dia de orgulho para os palestinos

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon disse que esta quarta-feira (30) "é um dia de orgulho para os palestinos do mundo todo", um "dia de esperança", "uma lembrança de que os símbolos são importantes, e que um símbolo pode levar a ações na direção correta".

O Vaticano também terá sua bandeira hasteada diante da sede da ONU, a partir da mesma decisão. A bandeira do Vaticano foi colocada na sexta-feira (26), pouco antes da chegada do papa Francisco à ONU para comparecer à Assembleia Geral.

Em Ramala, palestinos erguem bandeira da Palestina ao assistir a transmissão do discurso de Mahmoud Abbas na Assembleia Geral da ONU.