Diário do Povo felicita 66º aniversário da República Popular da China

O jornal chinês Diário do Povo publica na edição desta quinta-feira (1º de outubro) um editorial felicitando os 66 anos da fundação da República Popular da China. Uma cerimônia de hasteamento de bandeira nacional foi realizada nesta manhã na Praça Tiananmen, no centro de Pequim.

Feriado começou na China com hasteamento da bandeira nacional

O artigo aponta que, após a grande transformação do país nos últimos 66 anos, a economia chinesa já representa neste ano mais de 12% da totalidade mundial. A proporção era apenas de 5% em 2005.

Segundo o artigo, com uma série de ações, tais como realização da Cúpula da Apec, a promoção da iniciativa "Um Cinturão e Uma Rota", a criação do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, além da comemoração dos 70 anos da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, a China transmite claramente ao mundo suas visões de mundo, história e desenvolvimento, demonstrando a responsabilidade do país como uma potência global.

O artigo salienta que, apesar dos êxitos obtidos, a China ainda enfrenta diversas dificuldades e desafios. E para a grande revitalização da nação chinesa, é preciso coragem, confiança, espírito de sacrifício e dedicação de todo o povo chinês.

Dia dos mártires

Na terça-feira, véspera do feriado do Dia Nacional, foi comemorado o Dia dos Mártires do país. O presidente Xi Jinping este presente a uma cerimônia na Praça Tian'anmen para prestar homenagem e lembrar os heróis nacionais mortos.

Veteranos, familiares dos mártires e representantes de todos os círculos da sociedade reuniram-se na praça da capital chinesa para celebrar o segundo Dia dos Mártires do país na véspera da Data Nacional.

Os mártires, como definidos pelo governo, são "pessoas que sacrificaram a vida pela independência e prosperidade do país, assim como pelo bem-estar do povo em tempos modernos e depois da Primeira Guerra do Ópio (1840-1842).

Estima-se que o país tenha cerca de 20 milhões de mártires. A Assembleia Popular Nacional, o mais alto órgão legislativo chinês, designou no ano passado o dia 30 de setembro como o Dia dos Mártires para lembrar os que perderam a vida lutando pela independência e prosperidade nacionais.

União das etnias

Após a cerimônia, Xi Jinping reuniu-se no Grande Palácio do Povo com 13 representantes das entidades básicas na união étnica. Ele apontou que a China é um país multinacional unificado, fato que constitui uma riqueza e também uma vantagem para o país.

Segundo Xi, o governo presta sempre muita atenção ao trabalho relacionado às minorias étnicas e ao desenvolvimento de suas regiões.

O presidente também salientou que a concretização do sonho chinês da grande revitalização da nação chinesa necessita de esforços de todas as etnias.