Governo do Ceará discute relações Brasil e China

 Um seminário abordando as potencialidades da relação entre Brasil e China, promovido pelo Governo do Estado, reuniu os secretários executivos e adjuntos na manhã deste sábado (3). "Há um potencial muito grande para ser explorado e discutido com o país, para que possamos transformar esse diálogo em novas oportunidades, seja de comércio, intercâmbio cultural ou troca de tecnologia", enfatizou o chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista.

 A China é hoje, em termos mundiais, o maior mercado consumidor e a maior economia, pela paridade do poder de compra, e o maior detentor de reservas cambiais. No tocante ao Brasil, é o maior parceiro comercial, maior comprador de produtos agropecuários, e maior investidor. O Brasil é considerado pela China um parceiro estratégico, por sua importância econômica e populacional e capacidade de exportação de alimentos, petróleo e outros minerais, celulose, aviões, couro bovino e outros produtos de que necessita de maneira crescente.

As potencialidades da relação entre Brasil e China, com ênfase também no Ceará, foram destacadas de seminário promovido na manhã deste sábado (3) pelo Governo do Estado. Ministrado pelo professor Vladimir Milton Pomar, o encontro reuniu todos os secretários de Estado, executivos, adjuntos, diretores e coordenadores.

O chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista, falou que o encontro serve para conhecer outros mercados e entender a dinâmica do comércio global. "Conhecer um pouco mais da China é um desafio para nós, que atualmente estamos na gestão do Governo do Estado do Ceará. Há um potencial muito grande para ser explorado e discutido com o país, para que possamos transformar esse diálogo em novas oportunidades, seja de comércio, intercâmbio cultural ou troca de tecnologia", enfatizou.

As enormes possibilidades da China e Brasil possibilitam ações de maior alcance para fortalecer o desenvolvimento econômico municipal e regional, e mais do que justificam a iniciativa do governo estadual de desenvolver projeto estratégico de relação com a China, que deverá ser iniciado a partir da retomada das relações com Fujian, a sua província-irmã chinesa, e a visita a cidades, empresas e universidades chinesas, visando estabelecer relações duradouras e de cooperação econômica e cultural.

O superintendente estadual do Banco do Brasil, Eloi Medeiros Júnior, que é parceiro nesta ação, disse que o envolvimento da instituição com o Governo deve ser cada vez mais forte. "Nós participamos efetivamente no desenvolvimento do Ceará. Queremos oferecer ao Governo do Estado toda nossa estrutura, estreitando os laços, para encontramos sempre as melhores saídas. O que queremos é um Ceará melhor, mais desenvolvido, com maior geração de oportunidades", salientou.

Fonte: Brasil 247-Ceara e Governo do Estado