“Candidatura de Alice é legítima”, diz presidente do PT-BA

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Everaldo Anunciação, fez uma avaliação do cenário político atual e das eleições do ano que vem, em uma entrevista à seção de Política do Jornal A Tarde desta segunda-feira (5/10). Ao ser questionado sobre a possibilidade de a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) ser a cabeça de chapa da oposição em Salvador, Anunciação disse que o PT pode, sim, abrir mão de ter candidato a prefeito para apoiar a comunista.

“Se a conclusão das nossas discussões levarem a entender que o PT deve abrir mão, nós podemos chegar a isso”, respondeu o presidente do PT-BA à jornalista Patrícia França. Segundo ele, a legitimidade que o partido tem para apresentar um nome para a cabeça de chapa é a mesma que o PCdoB, como aliado, tem para levar o nome de Alice para 2016.

Everaldo Anunciação disse, ainda, que os nomes precisam ser apresentados para “que a gente tenha um entendimento coletivo”. Para ele, embora ainda não haja um entendimento sobre o nome, já existe um consenso sobre o projeto. “O que nós concordamos é que Salvador não pode ser governada por alguém que não vê a cidade como um todo”, afirmou, em referência à atual gestão do prefeito ACM Neto, do DEM.

O presidente estadual criticou o prefeito, que “olha para a Barra, para o Rio Vermelho, e deixa acontecer a morte de 22 pessoas, como foi o caso recente (em desabamentos causados pelas chuvas)”. Segundo ele, faltam planejamento e dedicação da Prefeitura de Salvador para com as pessoas pobres da cidade, em especial as que vivem em áreas de risco.

A pré-candidatura de Alice Portugal para a disputa majoritária em Salvador, no ano que vem, conta com o aval dos comitês estadual e municipal do PCdoB, que tem defendido a deputada como um nome capaz de unir as forças progressistas da capital e vencer as eleições. Salvador integra a meta do Comitê Estadual de lançar candidaturas a prefeito em, pelo menos, 100 municípios da Bahia em 2016.

De Salvador,
Erikson Walla