Chico Lopes destaca presença do PCdoB em reforma ministerial

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) participou, na ultima sexta-feira (02/10), da solenidade de anúncio do novo ministério pela presidente Dilma Rousseff, em um momento importante para consolidar a governabilidade, a legalidade, o respeito à democracia e à participação popular, a opção em seguir lutando e trabalhando por uma sociedade mais justa e pelo melhor para o País e para nosso povo.

Vice-líder da bancada do PCdoB na Câmara Federal, Chico Lopes destacou a importância da presença do partido no ministério, com Aldo Rebelo ministro da Defesa. "Aldo tem um papel importante para o Brasil, como ministro, como político, como articulador e protagonista responsável por importantíssimos serviços prestados ao País. Inclusive em outros momentos de grandes desafios", destacou Lopes, lembrando o importante papel desempenhado pelo parlamentar comunista nos ministérios do Esporte e da Ciência e Tecnologia e quando, como ministro de Relações Institucionais e presidente da Câmara dos Deputados, garantiu o respeito à democracia, combatendo e derrotando tentativas de desestabilizar o governo do então presidente Lula.

Chico Lopes destacando o apoio do PCdoB ao ciclo de mudanças e grandes vitórias alcançadas durante os governos de Lula e Dilma, como a inclusão social de 40 milhões de pessoas, a democratização do acesso ao ensino superior, a valorização real do salário mínimo, a vitória na luta contra a fome e por condições dignas para nosso povo.

Lopes comentou ainda as medidas anunciadas pela presidenta Dilma em prol de economia para os cofres públicos, com R$ 200 milhões em cortes de despesas com a estrutura de gestão do governo. "Mas precisamos da taxação de grandes fortunas e da repatriação de capital do exterior, medidas que realmente farão a diferença para mais justiça fiscal e social".

Mais

A presidenta Dilma Rousseff dá posse nesta segunda-feira (05/10) aos novos ministros, em cerimônia à tarde no Palácio do Planalto.

Os nomes foram anunciados na última sexta-feira (02) pela presidenta, juntamente com medidas administrativas para diminuir os gastos do governo, como a redução de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios, a criação de um limite de gastos com telefonia, passagens aéreas e diárias, o corte de 10% na remuneração dos ministros e a revisão de todos os contratos de aluguel e de prestação de serviços.

Os dez ministros que assumem nesta segunda-feira são: Ricardo Berzoini (PT), na Secretaria de Governo; Miguel Rossetto (PT), no Ministério do Trabalho e Previdência Social; Nilma Lino Gomes, no Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Marcelo Castro (PMDB), no Ministério da Saúde; Aloizio Mercadante (PT), no Ministério da Educação; Jaques Wagner (PT), na Casa Civil; Aldo Rebelo (PCdoB), no Ministério da Defesa; Celso Pansera (PMDB), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Helder Barbalho (PMDB), no Ministério dos Portos e André Figueiredo (PDT), no Ministério das Comunicações.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)