Moro envia processos da Eletronuclear ao STF

O juiz federal Sergio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato, encaminhou, ao Supremo Tribunal Federal os processos e a investigação relacionados a suposto esquema de propina nas obras da Usina de Angra 3, da Eletronuclear. A remessa dos autos à corte foi uma determinação do ministro Teori Zavascki, do STF.

Moro e Teori

Na última sexta (2), Zavascki decidiu que todos os processos relacionados à 16ª fase da Lava Jato, na qual as suspeitas relacionadas à Eletronuclear são investigadas, devem ser remetidos ao STF por causa da citação do senador Edison Lobão (PMDB-MA) durante depoimentos de delação premiada. A competência sobre o caso passaria a ser Supremo, já que todos os parlamentares têm prerrogativa de foro privilegiado no STF.

Zavascki atendeu pedido de Flávio Barra, executivo da construtora Andrade Gutierrez. Barra foi preso na 16ª fase da Operação Lava Jato, sob suspeita de pagamento de propinas para Othon Luiz Pinheiro da Silva, que também foi detido pela PF, por ordem do juiz federal Sérgio Moro. Os dois investigados, Barra e Othon, estão presos em Curitiba, base da operação.

Segundo os advogados de Barra, as investigações não podem seguir com Moro, por haver menção a Lobão, que tem foro privilegiado, e porque os supostos desvios na usina não guardariam relação com a Petrobras.