Bancários cearenses fortalecem mobilização e paralisam 342 agências

Na última quarta-feira (07/10), segundo dia de greve dos bancários, a categoria intensificou a mobilização e dobrou o número de agências paradas no Ceará. Segundo balanço do Sindicato dos Bancários do Ceará foram registradas 342 agências paradas (representando mais de 60% de adesão) contra 172 apuradas no primeiro dia. No total, existem no Estado 567 agências. Neste segundo dia, das 262 agências da Capital, 153 aderiram ao movimento. Já no Interior, das 305 agências, 189 estão paradas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), Carlos Eduardo Bezerra, a ampliação do movimento é a resposta da categoria bancária à intransigência dos bancos e a prova da força da categoria. “Os bancários não vão sair da greve enquanto os banqueiros não retomarem as negociações e apresentarem uma proposta decente, com a manutenção da política de aumento real. Os banqueiros têm resultado econômico e estrutura suficientes para atender nossas reivindicações”, afirma o presidente.

Os bancários são uma das poucas categorias no País que possui Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com validade nacional. São mais de 512 mil bancários no Brasil. Nos últimos onze anos, a categoria conseguiu aumento real acumulado entre 2004 e 2014 de 20,7%.

Fonte: SEEB/CE