Ministro Marco Aurélio, do STF, critica “açodamento" dos golpistas

Diante de um processo de forte judicialização da política, o posicionamento de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) se torna notícia da editoria de política não por sua decisão diante de um processo jurídico, mas por sua opinião diante da polarização política. Isso porque o ministro Marco Aurélio Mello condenou a escalada em direção ao golpe paraguaio, uma referência as manobras feitas pela oposição paraguaia que levaram à destituição do então presidente Fernando Lugo.

O ministro Marco Aurélio Mello - Foto: STF

Ao participar de um evento em Mello criticou o "açodamento" dos golpistas liderados por candidato derrotado nas urnas e presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

“Estamos à beira de uma crise sem precedentes”, e o que se vê “é o açodamento para isolar a chefe, como se, apeada, no dia seguinte já vivêssemos todos num país de sonhos”, disse o ministro do STF, segundo informação publicada na coluna da jornalista Sonia Racy, do Estado de S. Paulo.

A declaração foi durante evento em que recebeu o Colar do Mérito do TCE amazonense. Mello disse ainda que “o dinheiro de corrupção, tomado por assaltantes de recursos públicos, supera o PIB de vários outros países”, mas salientou que o país “precisa tirar o pé do acelerador” e deixar “que as instituições funcionem”.