Aviação russa destrói comando de grande unidade terrorista na Síria

O posto de comando de uma grande unidade da organização terrorista Estado Islâmico (EI) foi destruído nesta quarta-feira (14) pela Força Aeroespacial russa perto de Deir ez-Zor, Síria, segundo afirmou o porta-voz do Ministério de Defesa, Igor Konachenkov.

Sukhoi-34

Segundo ele, os aviões russos realizaram 41 voos nas últimas 24 horas e atacaram 40 alvos da infraestrutura das forças terroristas.

Konachenkov listou entre esses pontos estratégicos da logística militar do EI e de outros grupos extremistas, postos de comando, depósitos de munições, explosivos e oficinas nos quais se montavam artefatos para jihadistas suicidas nas províncias de Alepo, Idlib, Latakia, Hama e Deir ez-Zor.

O general realçou também que os caça-bombardeiros Su-25SM executaram um ataque contra um centro de treinamento de terroristas na localidade montanhosa de Idlib, onde se observou uma grande explosão pelas munições ali alojadas.

Aeronaves SU-24M realizaram uma ação cirúrgica com êxito perto de Alepo contra uma oficina em que os subversivos consertavam veículos de transporte, fabricavam explosivos e os instalavam em veículos suicidas, acrescentou o oficial.

O EI planejava empregar estes meios em ataques terroristas contra cidades e vilas sírias, e também contra posições do Exército sírio, explicou o porta-voz.

Ele comentou que a operação aérea aconteceu a 13 quilômetros de Alepo contra a oficina, local onde os blindados do EI eram consertados, recebiam manutenção, e onde carros eram armados com morteiros, metralhadoras e sistemas antiaéreos ZU-23.

O porta-voz- advertiu que nessa mesma base desativada pelos disparos das naves russas SU-34, militantes do EI recebiam treinamento.

Konachenkov disse também que foi destruído um depósito de armas e de combustível perto da comunidade síria de Hraitan em um ataque de precisão com bombas de alta potência.

Todas as unidades aéreas participantes neste operativo regressaram a sua base em Hmeinmin depois de cumprir as suas missões.

O porta-voz esclareceu também que no dia 10 de outubro um caça russo se aproximou de uma aeronave estadunidense para a identificar e não para a perseguir, como informaram alguns meios ocidentais.

Nossos aviões estão dotados de radares que detectaram a presença de um objeto voador não conhecido, e um caça SU-30SM se aproximou até pouco menos de três quilômetros para verificar sua procedência. Depois retornou à base, informou.

Com regularidade, os pilotos russos detectam no céu da Síria aeronaves estadunidenses tripuladas e outras com pilotos automáticos, incluídos drones de ataque, concluiu o porta-voz ministerial.