Governo corta carros de luxo e viagens de primeira classe

Um decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14) limita o uso de carros oficiais e viagens em primeira classe para autoridades governamentais. A medida faz parte de um pacote de melhorias de gestão anunciado pelo governo no começo de outubro.

Avião - Reprodução

Visando reduzir os gastos públicos, os carros oficiais de representação passam a ser limitados à presidenta da República, ao vice-presidente, aos ministros, comandantes das Forças Armadas e ex-presidentes da República.

Para os demais cargos, a regra é o uso compartilhado de veículos oficiais. Antes, tinham direito a carro exclusivo os dirigentes de autarquias e fundações da administração pública federal, chefes de gabinete e dirigentes de órgãos federais nos estados, dentre outros cargos.

Já os bilhetes aéreos na primeira classe ficam restritos à presidenta e ao vice. Ministros, secretários de Estado e comandantes das Forças Armadas passarão a viajar de classe executiva.

As regras entram em vigor imediatamente, e o texto prevê que o Ministério do Planejamento pode tomar medidas complementares para garantir o cumprimento do decreto.