Liminares do STF deixaram golpistas perdidos, diz líder do governo

Para a oposição golpista, estava tudo pronto para seguir com o plano de impeachment contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff. Eles não contavam com a ação dos parlamentares que com ações muito bem fundamentadas garantiram as liminares concedidas pelos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo o "rito dos impeachment" definido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com a oposição.

José Guimarães (PT-CE) líder do governo na Câmara - Agência Brasil

As liminares deixaram a oposição "perdida", avalia o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), em entrevista ao Brasil 247.

"O Supremo foi um duro golpe nos golpistas. Eles estão tontos, perdidos", disse o deputado. "Eles têm uma única agenda: a da instabilidade política. E ficam com uma lanterna procurando alguma coisa que possa justificar o impeachment", completou, lembrando que "decisão do Supremo se cumpre, gostando ou não." "Qualquer decisão fora disso é uma ameaça ao estado democrático de direito", destacou.

A grita da oposição contra a ação da corte suprema, guardiã da Constituição, já começou. Parlamentares criticam o que chamam de intervenção do Judiciário ao Legislativo. Pura bravata.

Qualquer estudante de direito sabe que o Judiciário só age se provocado. A provocação veio por meio das ações impetradas pelos deputados Rubens Júnior (PCdoB-MA), Wadith Domus (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP), todas pedindo a interrupção do andamento dos processos com base no rito definido por Cunha. Portanto, as liminares não seguem a preferência deste ou daquele juiz, mas o que estabelece a Constituição.

Outro inconformado foi com as liminares foi Hélio Bicudo, autor de um dos pedidos de impeachment contra a presidenta protocolado na Câmara dos Deputados. Ele disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) age pelo PT para barrar o processo.

“As ações impetradas no Supremo não são de iniciativa do governo. Elas são iniciativas de deputados ligados à base e o STF as acolheu. E decisão da Suprema Corte se cumpre. Esse é um dos pilares da democracia. Portanto, não há nada que justifique esse estresse da oposição que acusa o governo de ter agido para barrar o processo”, afirmou o deputado José Guimarâes.

Ele acrescentou que a oposição está com uma lanterna acesa, procurando alguma razão que possa, pelo menos, justificar o pedido de impeachment. “Não tem razão, não existe fundamento, não há fato determinado. E a oposição fica perambulando, como se diz lá no Nordeste do Brasil, tentando justificar para a opinião pública alguma tentativa de golpe aqui na Câmara”, advertiu.