MPE abre inquérito sobre fechamento de escolas em SP

Reorganização escolar proposta por Alckmin entra na mira do Ministério Público do Estado (MPE), que abriu inquérito civil para cobrar explicações do governo de São Paulo sobre o fechamento de escolas.

Estudantes - Movimento Não Feche Minha Escola

Prevista para o ano que vem, a medida pretende acabar com a "ociosidade" de vagas na rede estadual de ensino e deve fechar até mil escolas, segundo estimativa do sindicato dos professores. Até agora, cerca de 150 escolas já teriam recebido notificações sobre um possível fechamento. A própria Secretaria da Educação reconhece que 1 milhão de alunos serão transferidos de escolas.

O promotor João Paulo Faustinoni, do Grupo Especial de Educação (Geduc) do MPE, disse que o inquérito foi aberto na quinta-feira (8) por conta de queixas de pais.

A Promotoria pede que a secretaria esclareça quais os benefícios a curto, médio e longo prazo esperados com a medida; informe como se dará a escolha das escolas que passarão a ter apenas um ciclo de ensino e se houve consulta às entidades de classe, conselhos de escola e grêmios estudantis; e esclareça se foram feitas análises prévias para que os alunos não sejam enviados para escolas muito distantes e para que não haja superlotação de salas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o sindicato da categoria, não houve consulta prévia e os professores souberam dos planos do governo pela imprensa.