Prefeitura de Jundiaí contabiliza 165 ações em menos de três anos

 Nunca se fez tanto em Jundiaí em tão pouco tempo. Este é o mote da campanha 165 ações, da Prefeitura de Jundiaí, que circula esta semana na cidade.

bigardi

Em menos de três anos, foram entregues e estão em andamento obras e ações em todos os cantos, em praticamente todas as áreas – saúde, educação, obras, habitação, transporte público, mobilidade urbana, cultura, esportes e lazer, água e esgoto, tratamento de lixo e segurança – beneficiando milhares de pessoas.

“São 165 grandes ações entregues e em andamento na cidade somente neste governo. Todas as regiões da cidade receberam investimentos”, destaca o prefeito Pedro Bigardi. “Foi muita coisa que fizemos em menos de três anos, e muito mais está por vir, como o BRT (trânsito rápido por ônibus) e as alças de acesso à Rodovia Anhanguera, que vão recuperar a mobilidade urbana da cidade”, completa.

Entre as grandes ações do governo Pedro Bigardi na área da educação estão a distribuição de kits de uniforme escolar gratuito, contemplando, desde 2014, mais de 26,5 mil alunos da rede municipal. A criação de 2300 novas vagas em creches, além de reforma e ampliação de escolas municipais.

Na área da saúde, o prefeito destaca a construção de quatro UPAs, estrategicamente, nas quatro regiões da cidade. Em fase de finalização, a primeira a ser entregue será na zona Oeste, no bairro Jardim Novo Horizonte. As outras são na Ponte São João (Leste), Vila Progresso (Sul) e Vila Hortolândia (Norte). “Serão as maiores UPAs do Brasil, verdadeiros mini hospitais com estrutura para absorver grande parte da demanda do Hospital São Vicente”, observa Bigardi.
Nesta administração, também foi entregue a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Camilo, e reformadas e ampliadas as UBSs do Caxambu, Jardim Tarumã, Morada das Vinhas, Eloy Chaves, Vila Rami, Jardim Esplanadas, Pitangueiras e Novo Horizonte.

Impacto social

Como ação de grande impacto social, Bigardi aponta a construção de mais de 1500 moradias. São 1088 em construção no Jardim Novo Horizonte, 400 em fase de finalização no Jardim São Camilo, 123 já entregues na Vila Ana. A regularização fundiária também avançou neste governo, desde 2013 foram entregues mais de 1300 escrituras definitivas de imóveis.

Em infraestrutura, a cidade recebeu, em dois anos, mais de um milhão de metros quadrados de asfalto – mais do que na última década – entre pavimentação e recapeamento. Investimentos em malha viária somam-se aos de mobilidade urbana, com a entrega do Complexo Viário da Ponte São João, que melhorou o trânsito na região leste.

Outra importante obra, já aprovada, é a construção do Complexo Jundiaí, que inclui as alças de acesso da Rodovia Anhanguera. “É uma obra importante que conseguimos aprovar junto ao Governo do Estado e que vai desafogar os acessos da cidade”, ressalta o Chefe do Executivo.

Avanços

No transporte público, a criação do Bilhete Único e da Tarifa Social gerou economia para os usuários de ônibus. Outro avanço nesta área foi a renovação de frota, com a colocação de 74 novos ônibus de transporte coletivo. “O próximo passo é o BRT, um sistema de transporte moderno e de qualidade, que vamos iniciar as obras em breve”, adianta Bigardi.

No pacote de ações estão, ainda, a inauguração de novas áreas de lazer, como o Bosque do Jardim Copacabana e do Parque do Jardim do Lago. Os próximos a serem entregues são os parques no Morada das Vinhas e Engordadouro. Também foram revitalizadas mais de 35 praças e área de lazer em toda a cidade.

Em meio a tantas realizações, estão iniciativas voltadas à cultura, com destaque para o resgate da Feira da Amizade e da Festa da Uva, que ganhou nova roupagem, a criação da Sexta no Centro e a valorização do patrimônio histórico com restauração da Ponte Torta.

Referência nacional

Com tantos investimentos, Jundiaí passou a ocupar frequentemente os noticiários nacionais. Em plena crise da água, a cidade foi destaque em administração dos recursos hídricos, que pouparam a população de racionamento.

Na área da segurança, o sistema de monitoramento por câmeras da Guarda Municipal ganhou notoriedade em reportagem veiculada na Rede Globo. A cidade também é referência nacional em tecnologia aplicada no tratamento de lixo e reutilização de entulhos em obras públicas.

Recentemente, uma pesquisa do jornal britânico The Financial Times listou Jundiaí no ranking de dez cidades de médio porte das Américas com maior potencial para receber investimentos. “Tudo isso mostra que estamos no rumo certo e que as ações estão dando o resultado esperado, que é garantir progresso à cidade e qualidade de vida à população.”

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman e Paulo Grégio