Pesquisas indicam vitória de Daniel Scioli em 1º turno na Argentina

Pesquisas de intenções de voto publicadas neste domingo (18) em jornais argentinos mostram que o candidato Daniel Scioli, do partido de Cristina Kirchner, venceria as eleições presidenciais do país no primeiro turno, marcado para 25 de outubro.

Daniel Scioli e Cristina Kirchner - Divulgação / Presidência da Argentina

De acordo com levantamentos, Scioli deverá conseguir ao menos 40 por cento dos votos e uma diferença de 10 pontos percentuais sobre seu seguidor, ou 45 por cento das preferências.

Uma pesquisa da consultoria Ipsos-Mora y Araujo, publicada no jornal Perfil, mostrou que a chapa governista de Scioli e Carlos Zannini obteria 42 por cento dos votos, seguidos pelo atual prefeito de Buenos Aires Mauricio Macri e Gabriela Michetti -da chapa opositora Cambiemos- com 28 por cento.

Já a pesquisa da consultoria CEOP publicada no jornal Página/12 indicou que Scioli teria cerca de 41 por cento dos votos, enquanto Macri ficou acima de 28 por cento.

Ambas pesquisa mostram o deputado Sergio Massa, candidato da Frente Renovadora, com intenção de voto de 23 e 22 por cento, respectivamente.

As eleições para a escolha do novo mandatário em semana. A pesquisa CEOP foi realizada com 2.737 entrevistados e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, enquanto a da Ipsos-Mora y Araujo, que envolveu 1.200 pessoas, possui margem de erro de 2,8 pontos percentuais.