Bauman elogia "milagre" da redução da pobreza no Brasil
Em entrevista ao programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, de 89 anos, afirmou que o Brasil está no caminho certo para combater as desigualdades. Ele elogiou o esforço do país para retirar 22 milhões da pobreza e destacou que nenhum outro país coneguiu repetir tal "milagre".
Publicado 19/10/2015 15:34

“Vocês estão no caminho certo e eu espero de todo o meu coração que vocês cheguem lá. Eu apenas direi que os representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões de pessoas da pobreza", disse.
Para Bauman, que é um dos mais respeitados intelectuais da atualidade, o Brasil é um “milagre inacabado”, pois ainda há muitos desafios pela frente. "Ninguém mais repetiu esse milagre, só o Brasil. Desejo que continuem isso", declarou, ressaltando que algumas deficiências desse processo estão vindo à tona e devem fazer com que se repensem algumas questões.
"O que inspira é o esforço de evitar o fim prematuro desse milagre", declarou o sociólogo. Autor de 35 livros, ele esteve em setembro no Brasil para participar de alguns eventos. Uma de suas obras mais conhecidas é Amor líquido, no qual investiva porque as relações humanas estão cada vez mais flexíveis, gerando níveis de insegurança que aumentam a cada dia.