Greve dos bancários completa duas semanas

A greve dos bancários completa duas semanas nesta segunda-feira (19/10) sem qualquer contato dos bancos para retomar as negociações. Na última sexta-feira (16), foram 395 agências fechadas no Ceará, o que representa 70% de adesão ao movimento. No Brasil, em todos os 26 estados e no Distrito Federal, pararam 12.277 agências e 44 centros administrativos.

O Comando Nacional dos Bancários, que se reúne semanalmente em São Paulo, já avisou à federação dos bancos (Fenaban) que aguarda uma proposta digna de ser apresentada aos trabalhadores.

Contra o silêncio e a intransigência dos banqueiros, a ordem é fortalecer ainda mais a greve que já está consolidada. “Os bancos não fazem nova proposta há mais de 20 dias. Ao invés de valorizar os principais responsáveis pelos seus lucros bilionários, tentam nos impor perdas salariais enquanto lucram mais e mais a cada ano”, critica Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) e da Fetrafi/NE.

“Braços cruzados significam prejuízo para os bancos. É a única linguagem que eles entendem. Temos paralisado setores estratégicos, mas quanto mais conseguirmos fechar, mais força teremos, maior será a pressão para que eles retomem as negociações”, convoca o dirigente.

Assembleia

Os bancários cearenses se reúnem na próxima terça-feira (20/10), às 17h, na sede do Sindicato, para avaliar o movimento.

Fonte: SEEB/CE