Emoção e compromisso marcam filiação de Silano Barros ao PCdoB  

O Plenarinho da Câmara Municipal do Recife ficou lotado na tarde da última sexta-feira (23) durante ato de filiação do fisioterapeuta e professor Silano Barros ao PCdoB. Silano iniciou sua militância no movimento estudantil, tem uma intensa participação nas lutas sindicais e hoje preside o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com sede no Recife. É pré-candidato a vereador pelo partido nas eleições de 2016.  

Emoção e compromisso marcam filiação de Silano Barros ao PCdoB - Audicéa Rodrigues

Familiares, amigos, companheiros de luta, alunos e ex-professores estiveram presentes à formalização do ingresso de Silano nas hostes comunistas, entre os quais Amanda Belo, representando o Sindicato dos Fisioterapeutas de Pernambuco; Bruno Gilberto, representante de associações de fisioterapeutas; e o professor Sérgio Costa, de quem Silano foi aluno.

Pelo PCdoB, participaram o vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do partido, Luciano Siqueira; a presidenta do Comitê Municipal do Recife, Antonieta Trindade; o vice-presidente do Comitê Recife, Tadeu Lira; o vereador Almir Fernando; Ossi Ferreira, secretário estadual de Organização, entre outros.

Companheiro de partido

O vereador Almir Fernando fez a saudação inicial ao recém filiado. "Nós nos sentimos muito felizes e honrados com sua presença em nosso partido e a perspectiva de tê-lo futuramente como companheiro de partido aqui nesta Casa nos anima", disse, destacando a necessidade de o partido ter outros representantes no Legislativo municipal, "para podermos dialogar e juntos defender as nossas causas".

"O ato que celebrou a filiação do companheiro Silano Barros ao PCdoB foi um instante marcado por ricos testemunhos, ideias avançadas e muita emoção", avaliou o vice-prefeito do Recife. Segundo ele, "Silano incorpora ao PCdoB sua experiência de vida e de luta, que acumula convicções sólidas e coerência prática, desde quando exerceu liderança estudantil até a presidência do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que ocupa hoje. Está preparado para os novos desafios", afirmou.

Luciano ressaltou ainda "a relação de amor, de entendimento, de compreensão, de trocas de experiências e ideias que já vem ocorrendo há algum tempo" como razão pela qual Silano Barros optou pelo PCdoB num leque de 35 partidos registrados na Justiça Eleitoral. "Dessa forma, o que nós estamos aqui celebrando de maneira comunitária é a formalização da fusão da história de vida, do ideal, da responsabilidade social, do compromisso popular e ético de Silano com nós outros que já estávamos no PCdoB", ressaltou.

"Silano chega para o PCdoB não apenas para reforçar o partido com sua experiência de vida e de luta, sua experiência profissional, o seu caráter, sua sensibilidade, seus carisma, seu espírito de liderança. Silano chega para assumir um compromisso imenso com o povo da cidade", completou o dirigente comunista.

Compromisso de luta

Emocionado, Silano Barros lembrou os companheiros de luta no movimento estudantil, quando cursava Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "A UFPE foi o berço, uma verdadeira escola, e foi lá que eu tive a oportunidade de inaugurar, 16 anos depois, a clínica-escola da universidade, fruto de uma luta que foi nossa e de outros companheiros quando estudantes".

Ele agradeceu aos que compareceram ao ato de filiação e aos que o ajudaram em sua trajetória pessoal e profissional. Silano destacou ainda seu compromisso com o PCdoB. "Em 2017 nós poderemos nem estar aqui nesta Casa, mas, certamente, estaremos no PCdoB levantando a bandeira e continuando a lutar por uma sociedade mais justa e mais igualitária. Isso é um compromisso".

Audicéa Rodrigues
Do Recife