Onze filmes nacionais para ver na Mostra de SP nesta quinta-feira

 O Vermelho traz uma nova seleção de filmes nacionais em exibição nesta quinta-feira (29) na Mostra Internacional de Cinema de SP, que começou na última quinta-feira (22).

Ponto Zero - Divulgação

O foco desta 39ª edição da Mostra são os filmes produzidos na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, o caderno cultural do Vermelho selecionou 35 filmes destes países, veja a lista neste link.

Este ano a Mostra traz cerca de 70 filmes nacionais, disponíveis em 21 pontos de exibição, em diversas regiões da capital paulista. Os ingressos podem ser encontrados a preços populares, como R$0,50, até o valor praticado em grande parte dos cinemas: R$ 20. Há ainda exibições gratuitas em espaços públicos abertos, como vão livre do Masp e o pátio da Cinemateca.

Veja a lista completa

O prefeito (Bruno Safadi)

Espaço Itaú de Cinema – Augusta, 14 horas

Sinopse: O prefeito da cidade do Rio de Janeiro quer entrar para a história. Para tanto, decide separar o Rio do Brasil e fundar um novo país. O filme integra o programa Tela Brilhadora.

O Espeçho (Rodrigo Lima)

Espaço Itaú de Cinema – Augusta, 14 horas

Sinopse: Um misterioso chamado atrai um homem até a porteira de um sitio abandonado. Uma mulher emerge do lodo, do fundo de um lago, um espelho d’água. Eles se encontram, se aproximam e um feitiço é lançado. Juntos, experimentam os maravilhosos encantos da alucinação, das lembranças, dos sonhos. Reflexos na água revelam segredos escondidos na natureza da alma. O Espelho é uma recriação do conto homônimo do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908). O filme integra o programa Tela Brilhadora.

Fome (Cristiano Burlan)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 15h15

Sinopse: Nas veredas da metrópole paulistana, um velho homem abandona o passado e vagueia na invisibilidade. Carrega consigo apenas um carrinho, alguns trapos e a velhice. Depois de ver a morte, é possível morrer de amor por alguém?

Ninguém ama ninguém… por mais de dois anos (Clovis de Mello)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 15h30

Sinopse: O filme acompanha a vida de cinco casais no Brasil durante o início dos anos 1960. Se dentro da sociedade eles são considerados convencionais, na vida íntima as insatisfações e os desejos latentes fogem um pouco do moralismo. Baseado na obra de Nelson Rodrigues.

Quase memória (Ruy Guerra)

Cine Caixa Belas Artes, 15h40

Sinopse: Carlos Jovem recebe um pacote, mas o pacote parece estranho. O nó que o amarra, o cheiro, a letra no envelope: a encomenda só poderia ter sido enviada por seu pai, Ernesto, morto há anos. Um homem que sempre criou situações inusitadas. Abrir ou não essa surpreendente remessa? Enquanto se decide, Carlos Jovem conversa com Carlos Velho —ou ele mesmo, na última fase de sua vida— e reconstrói suas divertidas memórias ao lado desse pai genialmente louco.

Marias (Joana Mariani)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 15h45

Sinopse: Registrando celebrações da Virgem Maria em Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua, a diretora observa as semelhanças e as diferenças culturais, ouvindo as mulheres e suas histórias sobre vida, fé e devoção.

A floresta que se move (Vinícius Coimbra)

Cinearte, 17 horas

Sinopse: Elias é um bem-sucedido executivo que trabalha em um grande banco privado do Brasil. Uma misteriosa mulher prevê seu futuro: ele se tornará o vice-presidente da empresa naquele mesmo dia e, em breve, será presidente. Ao saber da previsão, sua mulher, Clara, sugere que ele convide o atual presidente para jantar. Uma sequência de assassinatos é perpetrada pelo casal, deixando um rastro de sangue em seu caminho para o poder e tornando-os algozes e vítimas de seus próprios destinos.

Califórnia (Marina Person)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 17h20

Sinopse: O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades: tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.

Ponto zero (José Pedro Goulart)

Cinesesc, 19h30

Sinopse: Ao tentar escapar de uma claustrofóbica cena familiar, Ênio, um menino de 14 anos, desafia uma noite tempestuosa que o levará a um choque brutal com o destino.

Aspirantes (Ives Rosenfeld)

Cine Caixa Belas Artes, 21h50

Sinopse: Junior é um jovem jogador do Bacaxa A.C., time de futebol amador da cidade de Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro. Ele precisa lidar com a inesperada gravidez da namorada, Karine, enquanto seu melhor amigo de infância, Bento, assina um contrato com um time profissional. O filme acompanha a trajetória de Junior na medida em que seu ciúme alcança proporções perigosas.

Cinco vezes Chico – O velho e sua gente (Izabella Faya)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 22 horas

Sinopse: Cinco diretores fazem uma jornada afetiva por cada um dos cinco Estados banhados pelo rio São Francisco. O filme mostra a fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades ribeirinhas desse rio que corta o sertão e deságua no mar do Nordeste brasileiro.