Seis filmes nacionais para ver na Mostra de SP nesta sexta-feira

O Vermelho traz uma nova seleção de filmes nacionais em exibição nesta sexta-feira (30) na Mostra Internacional de Cinema de SP, que começou na última quinta-feira (22).

ralé - Divulgação

O foco desta 39ª edição da Mostra são os filmes produzidos na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, o caderno cultural do Vermelhoselecionou 35 filmes destes países, veja a lista neste link.

Este ano a Mostra traz cerca de 70 filmes nacionais, disponíveis em 21 pontos de exibição, em diversas regiões da capital paulista. Os ingressos podem ser encontrados a preços populares, como R$0,50, até o valor praticado em grande parte dos cinemas: R$ 20. Há ainda exibições gratuitas em espaços públicos abertos, como vão livre do Masp e o pátio da Cinemateca.

Veja a lista completa

Seca (Maria Augusta Ramos)

Cinesala, 14 horas

Sinopse: Seca trata de um assunto tão urgente quanto necessário: a escassez de água, observada em uma região do Brasil onde a população convive com o problema de forma aparentemente endêmica.

Zoom (Pedro Morelli)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 15h20

Sinopse: A quadrinista Emma trabalha em uma fábrica de bonecas e sonha em fazer um procedimento estético. Nas horas vagas, ela desenha uma história em quadrinhos sobre Edward, um diretor de cinema vaidoso e com um segredo debilitante sobre sua anatomia. Edward cria um filme sobre Michelle, uma aspirante a romancista que foge para o Brasil e abandona sua vida anterior como modelo. Michelle escreve um livro que conta a história de Emma, que trabalha em uma fábrica de bonecas…

Quase memória (Ruy Guerra)

Cinemateca, 18h50

Sinopse: Carlos Jovem recebe um pacote, mas o pacote parece estranho. O nó que o amarra, o cheiro, a letra no envelope: a encomenda só poderia ter sido enviada por seu pai, Ernesto, morto há anos. Um homem que sempre criou situações inusitadas. Abrir ou não essa surpreendente remessa? Enquanto se decide, Carlos Jovem conversa com Carlos Velho —ou ele mesmo, na última fase de sua vida— e reconstrói suas divertidas memórias ao lado desse pai genialmente louco.

Ralé (Helena Ignez)

Museu da Imagem e do Som, 19 horas

Sinopse: Ralé é um filme dentro de um filme. Jovens diretores, adolescentes prodígios, estão filmando “A Exibicionista” em meio a uma fazenda numa região paradisíaca. Barão vive nesse local, onde irá celebrar seu casamento com o dançarino Marcelo. A obra investiga a alma brasileira, colocando a Amazônia como epicentro do mundo, refletindo a respeito de questões existenciais, legitimando o direito à liberdade e individualidade sexual. Filme filosófico e musical, livremente inspirado na peça teatral Ralé, de Máximo Gorki.

Em três atos (Lucia Murat)

Reserva Cultural, 21h45

Sinopse: Quando uma intelectual octogenária é confrontada com questões da velhice e da morte, ela relembra a perda de sua mãe, há três décadas. De forma poética, o filme mistura a dança contemporânea —interpretada por uma bailarina de 85 anos e por uma jovem dançarina em seu auge— com diálogos inspirados nos escritos de Simone de Beauvoir. Esta obra pretende revelar a crueza de um corpo velho, além de focar a diferença entre a experiência de perder alguém para a morte e o medo de morrer.

Beira-mar (Filipe Matzenbacher e Marcio Reolon)

Espaço Itaú de Cinema – Augusta, 21h50

Sinopse: Martin e Tomaz passam um fim de semana imersos em um universo próprio. Alternando entre distrações corriqueiras e reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto.