Movimentos reagem à onda conservadora e lançam Frente Popular no RN

 

Frente Brasil Popular no RN
Com o objetivo de unir amplas forças políticas e sociais em defesa do Estado Democrático de Direito, movimentos sociais, centrais sindicais e integrantes de partidos progressistas lançam nesta quarta (4), a Frente Brasil Popular no Rio Grande do Norte.

O evento acontece às 17h, no auditório do SINSENAT, com a presença de João Pedro Stédile, presidente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e pretende contribuir com o esforço em consolidar essa frente de esquerda que vem mobilizando diversas organizações sociais nos últimos meses.

Uma resposta à onda conservadora que ganhou corpo nas redes sociais e na política do país, a expectativa é que o avanço da unidade das forças democráticas, patrióticas e de esquerda seja capaz de oferecer novo protagonismo à luta popular e democrática.

Lançada nacionalmente no último dia 5 de setembro, em Belo Horizonte, com a presença de 2,5 mil delegados vindos de 21 estados e do Distrito Federal, a Frente Brasil Popular luta simultaneamente contra o golpismo, representado pelos setores mais conservadores, e o sequestro da agenda governamental pelos interesses do capital financeiro.

As entidades organizadoras defendem a necessidade de derrotar a ofensiva das forças conservadoras e propor outra política econômica, que venha assegurar e ampliar as conquistas sociais alcançadas nos últimos anos e criar as condições para o avanço nas mudanças.

Entre outras entidades, compõem a Frente a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), os que defendem habitação, pastorais sociais, igrejas, movimento negro, LGBT, a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Marcha Mundial das Mulheres, Associação de Juízes pela Democracia, e a Central de Movimentos Populares (CMP).

De Natal, Jana Sá