Bolívia e Alemanha estabelecem acordos tecnológicos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, destacou a importância da cooperação no âmbito tecnológico que tem recebido da Alemanha e indicou que seu governo pretende trabalhar em conjunto com o país europeu para seguir avançando neste aspecto.

Angela Merkel e Evo Morales - EFE

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (4), em Berlin, logo depois de participar de uma reunião com a chanceler alemã Angela Merkel, Evo agradeceu à Alemanha pela colaboração e pediu acompanhamento para as mudanças tecnológicas que vem realizando na Bolívia nos últimos anos.

Com o objetivo de converter seu país em um centro energético na América do Sul, Evo anunciou que nos próximos três anos a Bolívia vai investir mais de US$1 bilhão em aquisição de tecnologia alemã.

O presidente boliviano agradeceu a cooperação do governo alemão e a disposição em acompanhar as mudanças profundas que vem acontecendo na democracia de seu país. “Agradeço pelo grande interesse de cooperação, de transferência de tecnologia alemã, há empresas alemãs que prestam serviços na Bolívia, temos comprado muita tecnologia da Siemens”, afirmou.

Merkel, por sua vez, detalhou que ofereceu à Bolívia a transferência de tecnologia e cooperação nos âmbitos de justiça, segurança, energia e mineração. “Fizemos acordo de cooperação com o Ministério Federal de Justiça, além de negociações nas áreas de mineração, energia e há relações estreitas com a Siemens e apoio ao sistema policial. A Alemanha está disposta a enviar especialistas à Bolívia”, garantiu.

A chanceler alemã elogiou crescimento econômico e a redução da dívida e da pobreza registrados recentemente na Bolívia. “O crescimento econômico da Bolívia é notável. Constitui um grande êxito que o analfabetismo tenha sido reduzido drasticamente, assim como o trabalho infantil”.