Cuba e EUA assinam primeiro acordo de roaming

Cuba e os Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira (2), na capital cubana, o primeiro acordo de roaming direto entre os dois Estados, através da estatal cubana Etecsa e a empresa norte-americana Sprint.

Câmaras do Comércio Cuba e EUA - Cuba Debate

O serviço vai começar a funcionar “nas próximas semanas”, assim que terminem os trabalhos técnicos, disse o presidente da Sprint, Marcelo Claure. Este acordo vai permitir que os 60 milhões de clientes da Sprint possam “receber e realizar chamadas, enviar e receber mensagens de texto e transmitir dados na rede da Etecsa com os seus próprios celulares”.

O acordo é fruto da primeira reunião entre as Câmaras de Comércio dos dois países. “Para os Estados Unidos fortalecerem as relações com a Câmara de Comércio de Cuba é muito importante, assim como eliminar as diferenças que possam existir e tratar de melhorar as relações”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Myron Brilliante.

Já o presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Orlando Hernández Guillén, reiterou o convite para os norte-americanos irem à ilha participar da 32ª Feira de Havana, onde poderão constatar que os dois países têm objetivos em comum que são ofuscados pelo bloqueio econômico.

Segundo Orlando, esta edição da feira será a maior já organizada em toda a história da ilha. Mais de 900 empresas, de cerca de 70 países, estarão presentes no evento que terá mais de 20 mil metros quadrados de extensão.