PCdoB chega a Ibatiba, no extremo sul capixaba.

Situado a 156 km da capital do Espírito Santo, fazendo divisa com o Estado de Minas Gerais, próximo ao Parque Nacional do Caparaó, Ibatiba, que em tupi-guarani significa “lugar de muitas frutas”, tem como base econômica a produção de café. Município onde as disputas eleitorais tradicionalmente são polarizadas. É neste cenário que surge o Partido Comunista do Brasil em Ibatiba, disposto a fomentar a discussão, a estimular os munícipes a pensar a cidade.

No último sábado 31/10, ás 09h. na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi realizada a Conferência Municipal do partido, eleito o comitê e os delegados (as) para a conferência estadual do PCdoB/ES que será realizada em Vitória, capital do Estado em 13 e 14/11.

Constituída com forte presença da juventude, esta direção certamente dará uma importante contribuição para o debate político e a luta de ideias na cidade.

A conferência contou com a participação de Welington Barros, representando o comitê estadual, que fez uma análise da conjuntural internacional, nacional e estadual, a crise sistêmica do capitalismo, destacou a importância do fim do embargo econômico a Cuba como uma vitória da democracia. Fez também uma apresentação do partido aos novos camaradas, do programa socialista, da participação do partido na história da política no Brasil, e da posição do partido no momento presente, pela constitucionalidade do mandato da presidente Dilma, bem como contra a corrupção, pelo rigor nas investigações da operação “lava jato” que apura a corrupção na Petrobras, sem, contudo que haja seletividade na mesma.

Também esteve presente o vereador Luciano Salgado, presidente do PMDB no município, que parabenizou a direção recém-eleita, sobretudo pelo protagonismo da juventude na sua composição. Durante a conferência os presentes discutiram a conjuntura política no município, e a construção do projeto eleitoral do PCdoB para 2016 em Ibatiba.

João Pedro Rocha, Robson Vieira, Matheus Marques, Derliane de Oliveira, Leonardo Dias e o professor Messias formam o mais novo comitê municipal do partido comunista em terras capixabas, novos militantes na luta pelo socialismo, e por uma sociedade mais justa, sem exploradores e explorados.

Vida longa ao PCdoB em Ibatiba