Câmara comemora 120 anos de relações entre Brasil e Japão

 A Parlamentar Angela Albino é autora da Lei que instituiu Semana Estadual da Amizade entre os países em SC

120 anos Brasil e Japão

A manhã desta quinta-feira, 5, na Câmara Federal foi marcada por uma sessão solene em homenagem aos 120 anos do Tratado de Amizade e Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Japão. A deputada federal Angela Albino (PCdoB/SC) fez questão de participar da solenidade que contou com a presença do príncipe japonês, Akishino, e da princesa Kiko.
A proximidade da parlamentar com a comunidade japonesa é muito forte. Como deputada estadual, Angela apresentou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o Projeto de Lei 283.4, de 2010, que se tornou a Lei estadual 15.324 instituindo a Semana Estadual da Amizade Brasil- Japão. A data comemorativa foi criada com base na história da passagem dos primeiros japoneses em solo brasileiro. Há registros de que, em 1803, quatro japoneses, náufragos do barco Wakamiya-maru, salvos pelo navio de guerra russo Nadiezhda, visitaram nosso país. Fundeados nas proximidades da Ilha de Anhatomirim, desembarcaram perto do Forte Santana, na antiga cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.
“Essa relação centenária é muito vigorosa. Embora a imigração japonesa tenha começado em 1808, em Santa Catarina esse fato histórico é motivo de orgulho para nós. No momento em que mundo vê com muita tristeza o modo como está se tratando as imigrações em outros lugares do planeta é importante resgatar que o nosso país é fruto de todas as imigrações, inclusive do Japão. Com os japoneses aprendemos muito na área de agricultura, cultura, maricultura e outros segmentos. Um país que se permite abraçar os imigrantes é sempre mais rico do aqueles que se fecham", destaca Angela.

O príncipe do Japão também destacou a contribuição dos inúmeros projetos de cooperação nipo-brasileira para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. “Isso impulsiona ainda mais a amizade entre os nossos países”, disse o príncipe, lembrando que 180 mil brasileiros vivem atualmente no Japão e atuam em diversas áreas.