A publicidade a serviço do bem estar social
Neste sábado (7) comemora-se o triunfo da Revolução de Outubro, que levou o Partido Bolchevique ao poder na Rússia em 1917. Inúmeras foram as mudanças implementadas pelos comunistas na União Soviética, e no campo das ideias não foi diferente. A produção literária, cinematográfica e teatral foi expressiva e bastante inovadora.
Publicado 06/11/2015 15:18

O mesmo aconteceu com a publicidade, que passou a ser usada de forma muito perspicaz não só para informar a população sobre os feitos do governo, mas também sobre questões importantes do cotidiano do povo soviético. Datas comemorativas e grandes avanços tecnológicos constantemente eram tema de campanhas publicitárias da agência estatal Rosta, onde um dos “funcionários”, foi ninguém menos que Vladimir Maiakovski.
Prosa, Poesia e Arte selecionou dez cartazes, de diferentes épocas, autores e estilos, para mostrar as características da publicidade na antiga URSS. A criação diversificada e os vários ângulos pelos quais o mesmo assunto é abordado mostram a liberdade e a criatividade dos publicitários e artistas plásticos soviéticos.

Cartaz de Maiakovski: "Nunca houve, nem há agora, otários melhores"

Cartaz de Fiodor Antonov que diz "Meu filho, olha minha situação!"

Icônico cartaz de Viktor Deni que mostra Lênin limpando a "sujeira da Terra"
Cartaz de Viktor Koretsky: "Não às armas químicas"
Este cartaz fez parte da campanha contra o analfabetismo na URSS, a legenda diz: "Viva a luz. E a escuridão seja escondida"
Cartaz divulgado para comemorar o avanço tecnológico da URSS e o desenvolvimento espacial
Cartaz de Alexander Nikolaievich Zelenky: "Para ter mais, precisamos produzir mais. Para produzir mais, precisamos saber mais
Cartaz de 1962 de Boris Berezovsky para comemorar o desenvolvimento espacial: URSS – Glória!